sexta-feira, 18 de março de 2016

85% dos veículos envolvidos em acidentes fatais tem multa por velocidade ou desrespeito ao sinal vermelho

Investigação da CET sobre colisões e atropelamentos com mortes entre janeiro de 2014 e outubro e 2015 mostra “relação direta entre acidentes fatais e veículos multados por excesso de velocidade e ultrapassagem do semáforo vermelho”



Sob o título “Investigação de Acidente de Trânsito (IAT)”, uma minuciosa pesquisa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que acaba de ser fechada apontou uma relação direta entre acidentes fatais no trânsito da cidade de São Paulo e veículos multados anteriormente por infrações de excesso de velocidade e desrespeito ao semáforo vermelho.
“Existe uma relação direta entre acidentes fatais investigados e as infrações cometidas: 85% tinham multas no prontuário”, afirmam os técnicos da CET na conclusão da pesquisa. “Destas multas, 67% foram motivadas por excesso de velocidade e desrespeito ao sinal vermelho”.
O levantamento cruzou informações de 194 Relatórios de Investigações Fatais (RIFs), produzidos entre janeiro de 2014 e outubro de 2015. Esse universo somou o envolvimento de 280 veículos, entre carros, ônibus, motos e caminhões, em acidentes que resultaram em ao menos uma morte. Esses veículos haviam cometido, até o momento dos acidentes fatais, nada menos que 2.547 infrações de trânsito.  Desse total, 1.618 foram multas dadas “em movimento”.
Os motoristas do sexo masculino representam a quase totalidade dos envolvidos em acidentes com mortos, assim como também são homens pedestres a maioria das vítimas. Nada menos que 98% dos acidentes fatais tiveram como causa fatores humanos, enquanto 8% tiveram responsabilidade apontada sobre a via/meio ambiente e 6% por motivo do veículo envolvido.

Nada menos que 42% das colisões fatais ocorreram às sextas-feiras e aos sábados. Os atropelamentos ocorreram de forma regular em todos os dias da semana, com exceção das sextas. Acidentes com morte por outros motivos que não a colisão em si e o atropelamento, mas sempre envolvendo veículos, se deram mais expressivamente aos sábados e domingos, com 44% do total de ocorrências.
Na classificação ‘outros’ são reunidas causas fatais como choques, tombamentos e quedas. Para estes acidentes, a maior incidência se deu no período das madrugadas, entre 00h00 e 6h00, em decorrência “do excesso de velocidade, apresentando um alto número de letalidade”.
Os atropelamentos se concentraram entre  6h00 e 9h00 e 19h00 e 23h00, quando há maior número de pessoas circulando na cidade.
Em relação ao perfil da via na qual o acidente fatal ocorreu, a grande maioria – 103 das 194 ocorrências analisadas – aconteceu em pistas retas e planas. Em declive reto, 21. Em aclive reto, 13. 33 acidentes fatais ocorreram em curvas à direita e à esquerda de pistas planas.
Ocupantes de veículos jovens, na faixa etária entre 19 e 30 anos, se mostraram os mais suscetíveis aos acidentes de trânsito fatais. Em relação aos pedestres, a maioria das vítimas de atropelamento tinha entre 40 e 60 anos.

Veja a apresentação e a pesquisa completa.

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