terça-feira, 7 de março de 2017

São Francisco testa minionibus autônomos sem condutor reserva

Projeto faz parte de iniciativa para inserir automação total nos transportes sobre pneus
ADAMO BAZANI
Diário do Transporte
Dois minionibus que operam sem motoristas começaram a ser testados na área de um estacionamento vazio na Bay Area de San Francisco, nos Estados Unidos.
São os primeiros veículos autônomos que rodam sem a presença de um condutor reserva.
Cada minionibus fabricado pela empresa francesa EasyMile custa em torno de US$ 250 mil.
A capacidade é para 12 passageiros e a tração é elétrica, com energia reservada em baterias.
A eletromobilidade tem sido a principal alternativa para os projetos de carros, caminhões e ônibus autônomos.
A circulação dos pequenos ônibus atende a um complexo de escritórios, mas em 2018, as autoridades querem liberar os primeiros testes em vias públicas.
Veja vídeo:
ÔNIBUS AUTÔNOMOS:
A indústria tem investido em ônibus autônomos, em especial, justamente por causa da relação custo-benefício. Estes veículos, mesmo sendo a maioria de pequenas dimensões, transportam mais passageiros, portanto, valem os recursos aplicados, isso sem contar o apelo comercial. As empresas automotivas e de tecnologia, também entendem que esse tipo de solução estará inserida nos novos conceitos de mobilidade.
Em 06 de março de 2017, San Francisco começou a testar dois minionibus da EasyMile sem motoristas num complexo de escritórios  e anunciou que pretende liberar a circulação em testes em vias públicas.
No dia 24 de setembro de 2016, a Administração de Transportes Parisienses – RATP, testou às margens do rio Sena um micro-ônibus elétrico modelo EZ10 da fabricante francesa Easymile. O veículo anda até a 25km/h e transporta 12 pessoas.
Ainda em setembro de 2016, Helsinque, maior cidade da Finlândia, também aderiu à onda de testes com veículos de transporte coletivo sobre pneus que podem operar sem motorista. Dois miniônibus também da Easymile, fizeram o trajeto entre duas estações do distrito de Hernesaari.
No dia 18 de julho de 2016, a Mercedes-Benz apresentou na Holanda o primeiro veículo da marca que pode circular sem motorista. É o CityPilot.  Relembre: <a href=”https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/07/19/mercedes-benz-apresenta-onibus-autonomo/”>https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/07/19/mercedes-benz-apresenta-onibus-autonomo/</a&gt;

Em junho, a IBM começou a testar nas vias convencionais de National Harbor, Maryland, nos Estados Unidos, um miniônibus com capacidade para 12 passageiros, que trafega sem motorista e ainda interage com os passageiros. É o sistema IBM Watson. Relembre em: <a href=”https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/06/17/minionibus-autonomo-conversa-com-passageiros-nos-estados-unidos/”>https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/06/17/minionibus-autonomo-conversa-com-passageiros-nos-estados-unidos/</a&gt;

Em março, na cidade de Sion, na Suíça, que tem pouco menos de 30 mil habitantes, começou a operar em teste, depois dois anos de estudos na universidade local, um miniônibus fabricado pela montadora francesa Navya. As operações ficaram a cargo da start-up BestMile.

Na cidade de Zhengzhou, na China, em setembro de 2015, a fabricante Yutong apresentou um sistema de condução autônoma de ônibus. O desenvolvimento foi da Academia Chinesa de Engenharia.

Já Moscou anunciou que para a Copa do Mundo de 2018, haverá miniônibus sem motorista.

O veículo terá capacidade para oito passageiros. O anúncio foi feito pelo vice-premiê russo Arkádi Dvorkôvitch, em 7 de julho deste ano.

Na ocasião, o diretor-geral da holding Volgabus, empresa que vai desenvolver o modelo, Aleksêi Bakúlin, disse que 60% dos componentes do pequeno ônibus serão feitos na Rússia.

No Brasil ainda não há nenhum teste agendado com veículos autônomos de transportes coletivos sobre pneus.

No entanto, a própria Mercedes Benz admitiu que o país está entre os planos do projeto de ônibus sem motorista.

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