AUTOR: RENATO LOBO
viatrolebus
Sistemas de transportes elétricos resultam na redução de emissão de poluentes, além da maior eficiência dos veículos. Estas são as características associadas aos trens elétricos ou aos trólebus. Mas, uma experiência na Suécia promete levar as qualidades destes meios de transportes a outro modal: o caminhão!
A “estrada elétrica” foi inaugurado em 22 de junho próximo da cidade de Gävle, na região central do país. Trata-se de uma parceria entre o governo sueco com objetivo de promover o transporte livre de emissões.
A tecnologia foi desenvolvida pela Siemens e a Scania fornecendo os caminhões G 360 4×2 movidos a eletricidade, que irão operar em condições reais de tráfego, em um trecho de dois quilômetros.
Os veículos são dotados de pantógrafos similares aos trens ou VLTs, e em trechos desprovidos de rede elétrica, a energia passa a ser fornecida pelo propulsor de 9.0 litros de 364 cv movido a biodiesel, que trabalha ligado ao motor elétrico de 130KW e 107,1 kgfm de torque movido a bateria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário