Modelo de ônibus consolidou posição da Caio no mercado e teve a flexibilidade como um de seus grandes legados na história da indústria brasileira
ADAMO BAZANI
blogpontodeonibus
Quem acompanha a história dos transportes coletivos pode até estranhar o título. Afinal, como modelo Caio Jaraguá, lançado em 1963, pode representar o início de uma trajetória já que sua fabricante, a Caio, foi fundada bem antes, em dezembro de 1945, em São Paulo?
No entanto, é importante destacar que o Jaraguá é considerado o primeiro modelo de uma nova fase de design e soluções industriais para o transporte que a Caio começou a adotar nos anos de 1960.
Esta “nova fase” não pode ser considerada um rompimento. Várias características anteriores da linha da Caio foram mantidas, mas houve muitas novidades.
Um dos exemplos é a maior área envidraçada em relação aos veículos anteriores produzidos na planta da Caio na Rua Guaiaúna, 550, no bairro da Penha, em São Paulo, bem antes de a empresa se mudar para Botucatu, no interior paulista, em 1980.
No Jaraguá, a Caio também não poupava o uso de itens que conferiram maior sofisticação, como os frisos cromados nas grades da dianteira e na região das janelas.
A indústria de ônibus nesta época crescia junto com a expansão das cidades e a concorrência já era grande.
Os detalhes poderiam ser considerados diferenciais competitivos. Além disso, aos poucos os passageiros se tornavam mais exigentes e os transportadores se profissionalizavam.
Mas uma das principais características do Caio Jaraguá atendia às reais necessidades do mercado para aquela época e de um Brasil que crescia de forma desigual: a flexibilidade.
O Caio Jaraguá foi projetado para ser um ônibus urbano, mas era visto em diferentes versões, inclusive para Transportes Rodoviários.
O modelo é da época do Brasil que se expandia e que tinha realidades bem diferentes e ao mesmo tempo muito próximas: Ruas de terra e atoleiros ficavam a poucos quilômetros (ou mesmo metros) de grandes avenidas e rodovias que se abriam num ritmo antes nunca visto.
O Caio Jaraguá foi encarroçado em diversas marcas de chassis daquela época, como Mercedes-Benz, Scania, Magirus Deutz, FNM e teve versões como de jardineiras para tráfego em áreas mais difíceis. Havia nestas versões encarroçamento sobre chassis também Mercedes-Benz e Chevrolet, por exemplo.
O modelo, pela qualidade, teve durabilidade e operou por vários anos junto com os “irmãos mais novos ” e sucessores como o Caio Bela Vista e Caio Gabriela
O Caio Jaraguá também marcou presença em países latino-americanos, como no Chile e na Bolívia, onde era a figura marcante nos transportes urbanos nas suas versões que pareciam com jardineiras, que tinham frente semelhante à de caminhão. Há registros, por exemplo, de encarroçamento em plataforma Dodge.
Apesar da diversidade de versões, a Caio logo de início apresentou o modelo com características padronizadas. Anúncio de lançamento do modelo procurava destacar os principais atributos do modelo. Dizia o texto:
Portas de folhas tríplices acionadas a ar; janelas amplas com envidraçamento de movimento horizontal; para-brisa de grande raio de visibilidade; estrutura tubular tipo monobloco, tratada por superposição de cobre e zinco (terrametalização); total aproveitamento da área interna (38 passageiros sentados) – eis algumas das características do novo e revolucionário modelo da C.A.I.O. urbano. Sem dúvida alguma, a mais arrojada concepção – em técnica e estética – de ônibus para o transporte citadino. Mais um empreendimento da C.A.I.O à altura de sua posição de indústria líder no ramo de auto-ônibus da América Latina! Mais uma garantia de melhor serviço e de mais conforto para o grande público! Conheça o novo e moderno Ônibus Urbano “Jaraguá” da C.A.I.O. – o primeiro grande lançamento de 63, no gênero!
A peça publicitária também apresenta modelo “Monobloco rodoviário com motor traseiro Mercedes-Benz 331”; “carroceria sobre Scania Vabis” e o ônibus elétrico, com capacidade para 49 passageiros sentados e 71 em pé, contando com carroceria e chassi nacionais. O anúncio destaca que o trólebus era usado com grande sucesso em Recife, Belo Horizonte, São Carlos e Araraquara. Outro detalhe interessante é que o anúncio ainda diz que: A C.A.I.O oferece aos seus fregueses moderno Departamento de Reformas (Avenida Celso Garcia, 5628), ampla assistência técnica e fornecimento de peças de reposição Mercedes-Benz e CAIO em sua nova e moderna loja à Rua Cirino de Abreu, 223 anexo à fábrica. Vale lembrar que a Caio iniciou suas atividades na Avenida Celso Garcia, na capital paulista, mas nesta época, como destaca o anúncio, a planta já era na Rua Guaiaúna, 550, Penha, São Paulo.
O modelo também marcou uma época de expansão da encarroçadora Caio. Um ano antes do lançamento do Jaraguá, a empresa criou em 1962, a Caio Norte, em Jaboatão, Pernambuco.
A linha de montagem foi fundada em 1966 e a construção contou com recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.
Várias unidades do Jaraguá foram montadas na subsidiária de Pernambuco.
No ano de 1965, a Caio conferiu uma nova estilização do modelo, que ganhou toques mais sofisticados. Extraoficialmente o modelo era chamado de Caio Jaraguá II. O conjunto óptico dianteiro contava com quatro faróis, dois de cada lado num habitáculo avançado em relação à carroceria.
O Jaraguá foi substituído em 1968, quando no VI Salão do Automóvel, a Caio lançava o modelo Bela Vista, com mais inovações e que também foi sucesso de vendas.
VIAJEI MUITO COM OS ÔNIBUS , CAIO JARAGUÁ EMPRESA ANTIGA ERA: PENHA SÃO MIGUEL , VIAÇÃO SÃO JOSÉ , ALTO DO PARI , VILA ESPERANÇA , VIAÇÃO TUPINANAMBAS, E EMPRESA DE ÔNIBUS SÃO GERALDO , FAZIA Á LINHA 370 VILA LAIS ATÉ A PRAÇA DO CORREIO , E A LINHA 366 CEL.MEIRELLES ATÉ PRAÇA DO CORREIO , TEMPO MUITO BOM AOS 70 VALEUUU.
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