Recentemente nosso parceiro Sardinha Express e nós aqui do Via Trólebus recebemos um convite da Alstom para conhecer as instalações da fábrica da empresa que fica localizada na zona oeste de SP, no bairro da Lapa.
Além da presença deste blogueiro e do parceiro Alex França que é um dos moderadores o perfil @L15Prata, outras pessoas envolvidas com mobilidade também estiveram presentes, nomes como Pedro Geaquinto e Rodrigo Sampaio, que vieram do Rio de Janeiro e são os responsáveis pelo site Quero Metrô.
A visita foi dividida em três partes: uma apresentação dos produtos que a Alstom oferece para a mobilidade urbana, apresentação esta ministrada pelos seguintes executivos: Michel Bocaccio, Vice-Presidente Sênior da Alstom Transport na América Latina, Marco Contin, Diretor Geral da Alstom Transport no Brasil, Cid Nakao, Diretor Técnico da Alstom Transport, Cristiano Saito, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Alstom Transport na América Latina, Luiz Hercos, Diretor da fábrica. Após a apresentação tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas que posteriormente irão virar outro post aqui no Via Trólebus e uma visita à fabrica onde o Thiago Torres, que é o Gerente de Produção da Alstom Transporte nos guiou.
Durante a apresentação, conhecemos não só os produtos voltados para a mobilidade (metrôs leves, vlts, metrôs e trens) bem como fomos apresentados a outras soluções que a Alstom oferece ao cliente que escolhe os produtos da empresa.
Aqui vamos abordar o Citadis, o Axonis e falar um pouco do que a Alstom já fez por SP e RJ e o que ela está fazendo atualmente.
CITADIS
Como as imagens abaixo mostram, o Citadis é um modelo de Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. O VLT em uma visão bem simples é a evolução do bonde que já esteve em operação tanto em SP quanto no RJ. Mas atualmente são um dos meios de transporte mais bonitos (que não agridem tanto o visual da cidade) quanto ecológico, já que seus motores são elétricos. Se você pensou que o centro de SP ou mesmo o Expresso Tiradentes poderiam receber estes trens modernos, pensou certo.
Segundo o material fornecido, sobre a construção do Citadis: “A Alstom apresenta experiência na gestão de projetos, na colocação dos trilhos, na eletrificação (com ou sem catenárias), no fornecimento de energia, na sinalização, na gestão do material rodante, manutenção e fornecimento de peças de reposição.” Ou seja, a Alstom entrega a solução completa. E nas cidades que já possuem BRT (Bus Rapid Transit) o Citadis pode ser interligado sem problema, pois “Como as fronteiras tradicionais entre os sistemas BRT – Bus Rapid Transit – e veículos leves sobre trilhos estão se sobrepondo, a Alstom criou o tram compacto (20m de comprimento).” O Citadis tem um outro diferencial: ele pode ser totalmente adaptado às necessidades do cliente. Principalmente no quesito design. Segundo a própria Alstom, o Citadis “assegura uma solução de baixo custo e alto desempenho durante os 30 anos do ciclo de vida do trem.”
O Citadis inclusive foi escolhido como o modelo que será utilizado no VLT do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. A obra do Porto Maravilha iniciará em 2015 e parte dela estará pronta até as Olimpíadas de 2016. Se você se interessar um pouco mais sobre o projeto de vitalização da região portuária do RJ, veja este vídeo:
Na próxima reportagem, vamos falar um pouco sobre o Axonis, a solução de Metrô Leve da Alstom.
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