terça-feira, 17 de setembro de 2013

Testes com “ônibus inteligentes” têm balanço positivo em São Paulo

por 

ônibus
Ônibus em São Paulo. Cidade testa veículos “inteligentes” com sistemas sonoros de informação de linhas, horários e paradas, internet grátis, câmeras de segurança e dispositivo que detecta invasão às faixas exclusivas.
Ônibus “inteligentes” são testados em São Paulo
Veículos têm alto falante nas portas que indicam linha e destino aos passageiros e possuem também dispositivo que registra invasão de faixas exclusivas
ADAMO BAZANI – CBN
Alguns ônibus em São Paulo já informam por viva-voz a linha e os destinos para os passageiros no ponto por um alto falante perto das portas. Também conseguem flagrar quem invade as faixas exclusivas para transportes coletivos e possuem sistema interno de som,com voz feminina inclusive, indicando a próxima parada, como ocorre com o metrô ou os trens da CPTM.
Letreiros que também informam a hora certa, internet grátis e câmeras de segurança também fazem parte dos itens nos veículos.
São cinco linhas com ônibus deste tipo que estão em teste desde a metade do mês de julho e, segundo a SPTrans, apesar de a necessidade de ajustes técnicos e a eficiência dos sistemas eletrônicos ainda estar sendo verificada, até o momento o balanço é positivo.
Passageiros se sentem surpresos com os serviços, que já não são novidade na maior parte das grandes cidades de diversos países.
Com os dispositivos sonoros, o objetivo é facilitar a locomoção de portadores de deficiências visuais e também auxiliar quem não conhece direito as linhas.
A linha que conta com a maior parte de ônibus com estes equipamentos é a 509M-10 Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel, com vinte veículos. Em um deles são testadas oito câmeras de segurança.
Já o sistema que detecta a invasão das faixas exclusivas para ônibus ainda não gera multas, mas a possibilidade é levada em conta pela SPTrans (São Paulo Transportes) e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Este sistema é constituído basicamente por uma câmera no ônibus com tecnologia OCR que faz a leitura das placas dos outros veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário