segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DIA MUNDIAL SEM CARRO: CARROS NÃO VÃO PODER CIRCULAR NO CENTRO

Do viatrolebus

por Renato Lobo

dia-mundial-sem-carro1No dia Mundial Sem Carro, o paulistano que quiser ir para o centro velho da cidade terá que usar o transporte público. Se você é um destes e já não gostou da ideia, apesar de estar lendo este blog que defende com unhas e dentes o uso do transporte coletivo, em detrimento ao carro, fique tranquilo! A data será no próximo domingo, 22 de setembro.
Segundo publicação do Jornal “O Estado de São Paulo“, o secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, contou que os automóveis estarão proibidos de acessar a região. Os carros ficarão impossibilitados de acessar o interior da chamada Rótula Central, uma tentativa de priorizar o transporte público.
A história do Dia Mundial Sem Carro 
A data começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.
Aqui no Brasil a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário