segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Aumenta número de pessoas que deixaria o carro em casa

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ônibus
Ônibus urbano em São Paulo. Sobe o número de pessoas que declararam que estão dispostas a deixar o carro em casa. De acordo com pesquisa, 93% dos paulistanos aprovam as faixas de ônibus. Foto:
Adamo Bazani.
Paulistano quer utilizar ônibus, diz Ibobe/Nossa São Paulo
Mesmo assim, número de deslocamentos em carros aumentou
ADAMO BAZANI – CBN
Até 2015, as cidades com mais de 50 mil habitantes têm a obrigação de apresentar um plano de mobilidade urbana.
A exigência está prevista na Lei de Mobilidade Urbana, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no ano passado.
E a cidade de São Paulo precisa avançar neste plano, de acordo com a Rede Nossa São Paulo, Organização Não Governamental, formada por estudiosos e sociedade em geral, que busca discutir e encontrar soluções para os problemas da cidade e da Região Metropolitana.
Em parceria com o Ibope, a Rede Nossa São Paulo divulgou uma pesquisa que mostra os anseios da população sobre mobilidade urbana.
E o dado que mais chamou a atenção foi que aumentou de 44% da última pesquisa no ano passado para 61% em 2013, o número de pessoas que se mostraram dispostas a deixar o carro em casa para usar o transporte público, em especial para os ônibus.
As perspectivas em relação às faixas de ônibus implantadas na cidade e para a construção de corredores de ônibus também afetaram positivamente a disposição do paulistano.
De acordo com o Ibope/Nossa São Paulo, 93% dos entrevistados apóiam a implantação de faixas exclusivas de ônibus na Capital Paulista.
Mas enquanto o transporte público não recebe a prioridade necessária para que a intenção de deixar o carro em casa se torne realidade, o número de deslocamentos por transporte individual tem aumentando. De 2012 para 2013, de acordo com pesquisa, subiu de 23% para 27% o número de viagens diárias por carros na cidade. O aumento da frota na capital neste período também ajuda a explicar o crescimento. Foram cerca de 70 mil veículos a mais, um crescimento de 18%.
PAULISTANO APOIA RESTRIÇÃO:
O paulistano está cada vez mais consciente de que o excesso de veículos na cidade não é mais status e sim problema.
Cresceu o número de pessoas favoráveis à restrição de carros na cidade.
De acordo com a pesquisa, o número de pessoas que aprovam o pedágio urbano subiu de 17% para 27% de 2012 para 2013.
O número de pessoas que apóiam a ampliação do rodízio para mais um dia na semana por placa subiu de 37% para 49%.
Para 69% dos entrevistados, o trânsito em São Paulo é ruim ou péssimo.
Essa opinião se reflete pelo tempo médio que as pessoas se deslocam na cidade: 2h15 minutos, considerado alto ainda pelos padrões das metrópoles.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 27 de agosto e ouviu 805 pessoas.

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