A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no mundo interligará a Estação Aeroporto ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em dois minutos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 37,8 milhões, tem previsão de operação para o segundo semestre de 2013.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Dados gerais
Principais benefícios
Economia
Segurança
Conforto
Rapidez
Meio ambiente
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Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Dados gerais
- Extensão: 814 metros de trajeto em via elevada (total de 1.010 metros de trilhos, considerando-se terminais de manobra e de manutenção).
- Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
- Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
- Tempo estimado do percurso total: dois minutos.
- Investimento estimado: R$ 37,8 milhões. Recursos do Governo Federal.
- Prazo estimado para conclusão: segundo semestre de 2013.
- Demanda prevista do sistema: 7,7 mil passageiros por dia.
- Execução das obras: Aeromovel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T'Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).
Principais benefícios
Economia
- Integração metrô-Aeromovel gratuita para os usuários;
- Tecnologia de construção e operação 100% nacional;
- Baixo custo de energia.
Segurança
- Veículos totalmente automatizados, sem condutores a bordo;
- Sistema de propulsão a ar movido por ventiladores elétricos.
Conforto
- Sistema de freio pneumático de alta confiabilidade, mais conforto no deslocamento;
- Veículos silenciosos, sem ruído de motores e com design moderno;
- Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos;
- Qualidade no transporte ao aeroporto para quem está na Região Metropolitana;
- Melhoria da infraestrutura de transporte para acesso ao aeroporto e para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Rapidez
- Ligação direta da Estação Aeroporto ao Aeroporto Salgado Filho;
- Apenas duas estações de embarque com alta frequência de serviço;
- Evita perda de tempo em filas e engarrafamentos.
Meio ambiente
- Tecnologia "limpa", com motores elétricos e sem a emissão de poluentes gasosos;
- Estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno e sem poluição visual;
- Motores dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando poluição sonora;
- Projeto com total atendimento às legislações ambientais vigentes
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