sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PREFEITURA NÃO QUER TÁXIS NA FAIXA DE ÔNIBUS E REVE PERMANÊNCIA NO CORREDOR

Do viatrolebus

por Renato Lobo

Desde o Governo Kassab táxis podem trafegar no corredor de ônibus, aquelas que estão localizados na faixa da esquerda das avenidas. Mas esta permissão esta sendo revista pela prefeitura. O secretário municipal de transportes Jilmar Tatto citou levantamento feito em 2011 que onde apontava que os táxis já contribuíam para a lentidão dos coletivos. “Esse estudo já apontava que atrapalhava a operação dos ônibus a entrada do táxi nos corredores”, afirma o secretário.
Nas faixas exclusivas os táxis continuam vetados. De acordo com Tatto, existe uma uma longa lista de pedidos para uso das faixas em São Paulo, mas a tendência é que apenas ambulâncias sejam liberadas. “Faixa exclusiva de ônibus é faixa exclusiva de ônibus. Quem quiser pegar a faixa, pegue o ônibus”, disse.Os motoristas de táxis estão no topo da lista de grupos que pedem permissão para circular nas faixas.
Imagem de Adamo Bazani - Blog Ponto de Ônibus
Imagem de Adamo Bazani – Blog Ponto de Ônibus
O secretário diz que já manifestaram interesse em usar a faixa: transporte escolar, autoridades em geral, concessionárias (Sabesp, Eletropaulo), polícia, bicicletas, carona solidária, veículos das Forças Armadas, médicos, transporte de mercadorias, caminhão de lixo e também representantes de idosos. Todavia a prefeitura não parece muito disposta a ceder: “Nós precisamos da faixa exclusiva de ônibus só para os ônibus porque nós vamos fazer um trabalho que não é fácil, que é a operação controlada, para que o usuário que pega ônibus saiba exatamente o horário em que o ônibus vai passar. E, para que ele saiba, a via precisa estar desobstruída. Se não, não é possível controlar [a velocidade] esse ônibus por GPS”, afirmou.
Tatto diz ainda que quer eliminar interferências das faixas: “É fato que a velocidade nos corredores de ônibus é de 14km/h. É muito baixa. Estamos fazendo um trabalho para verificar as interferências que estão tendo esses corredores, como por exemplo o excesso de linhas, a entrada de forma excessiva de ônibus da EMTU em alguns corredores, o tempo semafórico, o próprio táxi, a invasão do próprio corredor. Tudo isso estamos levantando para tomar medidas mais para frente, mas não há decisão com relação a retirada dos táxis dos corredores”, disse.
Protesto
Já os táxistas não estão muito contentes com a ação da administração municipal. Na última segunda-feira (25), a categoria protestou na Avenida Washington Luís, bloqueando o acesso ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, no começo da manhã. Além de reivindicar o direito de trafegar pelas faixas exclusivas para ônibus, eles protestaram contra uma decisão da Justiça que determinou que a Prefeitura da capital não conceda, renove ou autorize a transferência dos alvarás de táxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário