sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ipea: pacto pela mobilidade urbana não avançou após manifestações

Foto: http://www.flickr.com/photos/grmisiti/
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ainda não viu nenhuma ação do governo federal em relação ao pacto de mobilidade urbana, proposto pela presidente Dilma Rousseff após a série de manifestações populares ocorridas no país em junho e julho.
“Acerca de uma pactuação com os vários setores da sociedade, que busque transformações no cenário da mobilidade urbana, não há notícias de que se esteja avançando”, analisou o Ipea. A informação consta do estudo Transporte Integrado Social – uma proposta para o pacto de mobilidade urbana, divulgado nesta quinta-feira, 12, na sede do instituto.
De acordo com o instituto, a única ação da gestão Dilma, após as manifestações, foi o anúncio de R$ 50 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a serem aplicados em mobilidade urbana.
“O pacto proposto pelo governo federal revelou-se, até o momento, quatro meses após seu anúncio, apenas no PAC para a mobilidade”, diz o documento.
Diante da situação, o Ipea reuniu as demandas dos movimentos sociais em relação ao assunto, assim como as contribuições dos movimentos de prefeitos, estudos do próprio instituto e projetos em tramitação no Congresso Nacional, entre outras fontes, para propor um modelo que se adeque aos objetivos do pacto.
Transporte Integrado Social
Assim, a proposta do Ipea, denominada de Transporte Integrado Social (TIS), diminuiria o preço do transporte “ao desonerar completamente esse serviço”, além de aumentar o controle sobre o sistema e melhorá-lo graças à integração tarifária.
Para tanto, avaliou o Ipea, seria necessário aprovar diversas leis no Congresso Nacional envolvendo a desoneração completa do setor, além da instituição de gratuidades para determinados grupos populacionais. Além disso, convênios entre município, Estados e a União seriam assinados para garantir a participação de todos os entes federativos.
Fonte: Valor Econômico, Por Lucas Marchesini
Comentário Setorial
O que os 'técnicos" do IPEA esperavam, que já tivéssemos construído centenas de quilômetros de metrô em 5 meses? Eles não leram os jornais e as obras que estarão em andamento a partir dos R$ 50 bilhões anunciados pela Presidenta Dilma? O Metrô de Salvador está saindo do limbo graças aos governos federal e estadual da Bahia. Os metrôs de Curitiba e Porto Alegre estão tendo prosseguimento, assim como centenas de quilômetros de BRTs, VLTs, readequações de vias, transporte aquaviário, entre outros. Ou será que os "técnicos" do IPEA pensam que a construção das obras é como macarrão instantâneo, esquentou está Pronto? Precisa de licitar projetos e obras, obter EIA-RIMA, entre outras providências. Esse estudo saiu há algum tempo e estão requentando. Escrever que as demandas não estão sendo atendidas é pura demagogia com interesses eleitoreiros.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário