segunda-feira, 13 de maio de 2013

Satisfação do passageiro vai determinar remuneração das empresas de São Paulo


por 

ônibus
Ônibus em São Paulo. Prefeitura deve, em nova licitação, remunerar empresas de ônibus também por indicadores de qualidade. Horários de menor demanda devem ter remuneração maior. Foto: Adamo Bazani.
Satisfação do passageiro vai interferir na remuneração das empresas de ônibus
Companhias que operam em corredores podem receber pagamento fixo mensal e horários de menor demanda devem ter remuneração mais elevada
ADAMO BAZANI – CBN
A licitação dos transportes da cidade de São Paulo, que vai contemplar o sistema de concessão (empresas de ônibus) e o sistema de permissão (cooperativas), além de reorganizar as áreas operacionais do município criando apenas três lotes de operação, deve alterar a forma de remuneração das empresas de ônibus.
Pela intenção do poder público, as companhias não vão receber apenas pelos passageiros transportados, mas também por índice de satisfação.
Assim, a remuneração vai levar em conta, segundo a Prefeitura de São Paulo, indicadores de qualidade, número de reclamações e investimentos em renovação de frota e desenvolvimento tecnológico.
Os critérios de pagamento às empresas de ônibus vão ser definidos no edital final de licitação e nos contratos de concessão, para as viações, e permissão, para as cooperativas.
Também há a possibilidade de as empresas que operem em corredores exclusivos e que não tenham variações de gastos significativas receberem por mês um valor fixo como remuneração, desde que mantenham a prestação dos serviços programados.
As operações em horários de menor movimento podem ter uma remuneração maior. O objetivo é estimular o aumento da frota nestas faixas de horários e incentivar a migração de passageiros para estas viagens, ajudando a diminuir a superlotação nos horários de pico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário