quarta-feira, 15 de maio de 2013

Leitora reclama de trem da CPTM circulando com portas abertas em SP


Foto foi feita durante falha na linha 7-Rubi na quinta-feira (9).

Veja outra reclamação de passageiro sobre o sistema de trens em SP.

Internautas, Grande São Paulo, SP

Trem circula com portas abertas na estação Lapa, na Zona Oeste de SP (Foto: Ana Paula Lopes/VC no G1)Trem circula com portas abertas na estação Lapa,
na Zona Oeste de SP
(Foto: Ana Paula Lopes/VC no G1)
Na quinta-feira (9), a leitora Ana Paula Lopes flagrou um trem da linha 7-Rubi da CPTM circulando de portas abertas por causa de uma falha técnica. O registro foi feito na estação Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.
“Os trens já estavam circulando com velocidade reduzida e muito lotados. Enquanto aguardava o próximo trem, passou esse vagão cheio e sem a porta, apenas com 2 seguranças controlando a entrada e a saída dos passageiros”, afirma.

Viu situação parecida?
Para denúnciar má condições de trens da CPTM, o passageiro deve ligar para o 0800 055 0121
 Resposta da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): a empresa afirma que, "em casos de falha mecânica em portas das composições, segue o seguinte procedimento operacional de segurança: uma dupla de agentes é destacada para isolar a porta que apresenta a falha, utilizando um cinturão de lona. Os agentes devem permanecer no local durante a viagem, isolando a porta até que a ocorrência seja resolvida ou o trem recolhido para manutenção”.

Veja outras denúncias dos leitores:
Na mesma quinta-feira (9), o leitor Leonardo Breda filmou uma composição parada na estação Jaguaré, também na Zona Oeste, às 7h50. Ele afirma que os passageiros não deixavam as portas serem abertas para que não entrassem mais pessoas nos vagões. “Eu não entrei no trem. Voltei pra casa e fui de carro”, afirma.
Resposta da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): em nota, a CPTM afirma que a falha na linha 7-Rubi aconteceu por causa da quebra de uma locomotiva de manutenção preventiva às 3h40, quando seguia para o pátio de estacionamento. A empresa completa que a remoção aconteceu já no horário de funcionamento dos trens, o que causou atraso nas composições comerciais.

Acesso de pedestres para a estação capuava se encontra abandonada, diz leitor (Foto: Márcio Braguetta/VC no G1)Acesso de pedestres para a estação capuava se
encontra abandonada, diz leitor.
(Foto: Márcio Braguetta/VC no G1)
Depois da construção de um viaduto sobre a linha 10-Turquesa da CPTM, na altura da estação Capuava, em Mauá, na Grande São Paulo, a passagem de pedestres para a estação de trem ficou abandonada. É o que reclama o leitor Márcio Braguetta.

“Embaixo da ponte, a situação é precária. Falta tudo: sinalização, iluminação. Veja na foto as condições para entrar na estação em dias de chuva. Um belo incentivo ao uso de transporte público”, ironiza.

Nota da Redação: de acordo com a CPTM, a área da entrada da estação Capuava é de responsabilidade dividida entre a União, a MRF e a própria CPTM. Contudo, segundo a empresa, a sua parte foi cedida à Dersa.
Procurada pelo G1, a Dersa afirmou que "concluiu e entregou em dezembro de 2012 para a Prefeitura de Mauá as obras da terceira fase do Complexo Viário Jacu Pêssego, que incluiu a construção do viaduto de transposição da linha férrea da CPTM, próximo à Estação Capuava". A empresa explicou que "a partir do momento em que as obras são aceitas pelo município, a responsabilidade de zelar pela manutenção e segurança dos novos equipamentos urbanos é da cidade beneficiada". A nota acrescenta que o entorno do viaduto construído "possui calçadas de até dois metros de largura isoladas com barreiras de concreto, o que garante que aos pedestres travessia adequada e segura".
A Prefeitura de Mauá informa que "o referido local consta no escopo do convênio entre o Dersa e Prefeitura de Mauá para a construção do Rodoanel, que reserva R$ 6 milhões para a revitalização do seu entorno. As equipes das duas instituições estão elaborando o projeto de intervenção na Estação Capuava, para dar início à obra".

A CPTM também informou que está prevista a reconstrução da estação Capuava, que contará com uma nova passagem para pedestres. O projeto está em “fase de contratação de projetos básicos e executivo”. A obra tem previsão de início em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário