segunda-feira, 13 de maio de 2013

Prefeitura adota medidas para transporte público na Zona Leste de São Paulo.


por 

ônibus
Ônibus em São Paulo. CET vai implantar nesta segunda-feira áreas de prioridade ao transporte coletivo na zona Leste de São Paulo, com bloqueios para carros e áreas de ultrapassagens entre ônibus.
Prefeitura cria áreas para transporte coletivo na zona Leste de São Paulo
Trechos de avenidas serão liberados apena para o transporte público o que deve atender a cerca de 60 mil passageiros por dia
ADAMO BAZANI – CBN
Depois da implantação de restrição da circulação de carros no Largo Treze de Maio, na Zona Sul de São Paulo, para deixar algumas vias exclusivas para ônibus nos horários de pico, a partir desta segunda-feira, dia 13, vai ser a vez de a Zona Leste de São Paulo ter um sistema semelhante, com espaços prioritários ao transporte público.
A Avenida Conselheiro Carrão vai contar com áreas para ultrapassagem destinadas a ônibus perto dos pontos. Com isso, segundo a CET, a velocidade média do transporte deve dobrar e o tempo de viagem ser reduzido em 20 minutos. A medida vale de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 09h00 no sentido centro.
Já na Avenida Aricanduva, no período ente às cinco da tarde e às oito da noite, vai ser implantado bloqueio do acesso da pista expressa para pista local, sentido São Mateus, na saída do Viaduto Engenheiro Alberto Badra. Assim, o não haverá mais veículos cruzando nas áreas percorridas pelos ônibus, dobrando a velocidade do transporte público.
Também às cinco da tarde e oito da noite, a Avenida Sapopemba vai ter uma faixa reversível no sentido bairro, entre a Rua Antônio Buono e a Avenida da Barreira Grande, possibilitando a ultrapassagem entre os ônibus. Com isso, a velocidade do transporte coletivo deve aumentar em 150% no local, reduzindo o tempo de viagem em 30 minutos.
De acordo com a CET e a SPTrans, o conjunto de medidas deve beneficiar cerca de 60 mil passageiros por dia.
CONFIRA O ESQUEMA INFORMADO PELA CET:
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar, a partir de segunda-feira (13/05), novas medidas operacionais para melhoria do transporte coletivo, desta vez nas avenidas Aricanduva, Conselheiro Carrão e Sapopemba. As novas operações incluem bloqueio de acesso para carros, ativação de baias reversíveis de ultrapassagem e ativação de faixa reversível para possibilitar a ultrapassagem junto às paradas de ônibus. Com essas mudanças de engenharia de tráfego, cerca de 60 mil passageiros / dia serão beneficiados.
O objetivo é propiciar aumento da velocidade do transporte coletivo nessas vias, caracterizadas pelo alto volume de ônibus e beneficiando diretamente 6 linhas presentes nesses locais e relacionadas na lista das 88 linhas com pior desempenho atualmente na cidade de São Paulo.
Avenida Aricanduva – bloqueio do acesso da pista expressa para pista local, sentido São Mateus, na saída do Viaduto Engenheiro Alberto Badra (Elevado Aricanduva), de segunda à sexta-feira, das 17h00 às 20h00, visando evitar o excesso e o entrelaçamento de veículos na pista local oriundos da Radial Leste e do viaduto, antes do cruzamento semaforizado com a Rua Júlio Colaço. Nesse trecho da pista local da Avenida Aricanduva trafegam 2800 veículos/hora e 80 ônibus/hora, sendo a velocidade média dos ônibus de 7,32 Km/h. Com a medida pretende-se em aumentar em até 100% a velocidade das linhas de ônibus no trecho, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 15 minutos.
Avenida Conselheiro Carrão – ativação de baias revesíveis de ultrapassagem, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 9h00, no sentido Centro, em um trecho de 300 metros, entre a Rua Atucuri e a Rua Coronel Marques, e em outro de 170 metros, entre a Rua Serra de Botucatu e a Rua Guaraciaba, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus. A avenida apresenta um volume de 1500 veículos/hora e 140 ônibus/hora no referido trecho, sendo a velocidade média dos ônibus de 7,5 Km/hora que, no local, pode aumentar em até 100%, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 20 minutos.
Avenida Sapopemba – Ativação de faixa reversível, no sentido Bairro, entre a Rua Antônio Buono e a Avenida da Barreira Grande, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus. Este trecho da avenida possui apenas uma faixa de rolamento no sentido bairro e um volume veicular de 710 veículos/hora e 208 ônibus/hora, sendo a velocidade média dos ônibus de 5.7 Km/hora. A medida pretende-se em aumentar em até 150 % a velocidade das linhas de ônibus no trecho crítico em referência, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 30 minutos.
Alterações no Sistema Viário
Com a ativação do bloqueio de veículos à pista local da Avenida Aricanduva, os veículos oriundos do Viaduto Engenheiro Alberto Badra, com interesse em acessar a Vila Carrão/Tatuapé, terão como opção utilizar o próximo acesso da pista expressa para pista local, a cerca de 400 metros do bloqueio, após o cruzamento com a Rua Júlio Colaço.
A Operação Dá Licença Para o Ônibus tem com objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, buscando a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Quem invadir a faixa exclusiva de ônibus à direita nos horários de ativação da mesma estará sujeito à multa de R$ 53,20 (infração leve) e 3 pontos na CNH.
Recomendações ao público
• Respeite a sinalização;
• Dê preferência ao uso de transporte público;
• Atente-se às novas sinalizações vigentes nas vias afetadas;
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito.
A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas. O trabalho de acompanhamento e orientação também é feito em conjunto com os técnicos da SPTrans.
Para informações de trânsito, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário