segunda-feira, 27 de maio de 2013

Depois de escândalo, óleo vai ser usado para mover ônibus na China


por 

ônibus
Ônibus em Xangai.. Após escândalo de segurança alimentar na China, com o emprego de óleo usado para a preparação de alimentos, país quer transformar o material em biodiesel para mover frotas de ônibus, caminhões e táxis.
China vai mover ônibus com óleo de restaurante
Estudos demoraram três anos. País esteve envolvido num escândalo do emprego de óleo reutilizado para alimentação
ADAMO BAZANI – CBN
Depois de estar envolvida num escândalo mundial sobre segurança alimentar, quando foi detectado um mercado negro de reutilização de óleo de cozinha para preparação de comida, a China agora anuncia um emprego legal e ecologicamente sustentável do óleo de fritura de restaurantes e lanchonetes em Xangai.
Após três anos de estudos desenvolvidos pela Universidade de Tongji a China prevê usar o óleo para transformação em biocombustível para mover frotas de ônibus, caminhões e táxis de Xangai.
Os chineses estimam reduzir em até 50% a redução das emissões de poluição com o uso do óleo de cozinha nos ônibus e demais veículos de serviços públicos.
Eles afirmam que não serão necessárias grandes alterações nos motores dos veículos.
Além de oferecer uma solução de transporte menos poluente, com a prática, a China quer combater o mercado negro de reutilização ilegal de óleo para o preparo dos alimentos.
Estima-se que os chineses consomem anualmente entre 2 milhões e 3 milhões de óleo já usado na fritura de novos alimentos, o que pode prejudicar a saúde.
No Brasil também há estudos, inclusive com ônibus sendo movidos experimentalmente, com biocombustível a partir de óleo usado de cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário