sexta-feira, 7 de setembro de 2012

EAU: Porto de Khalifa entra em operação



Foto: AFP
As operações do novo Porto de Khalifa, nos Emirados Árabes, começaram no último sábado. O complexo foi construído para ser a porta de entrada para a zona industrial de Khalifa, entre Abu Dhabi e Dubai, no distrito de Taweelah.
O primeiro navio a operar no porto foi o MSC Bari, um dos mais novos e maiores cargueiros do mundo, com capacidade para transportar 14 mil contêineres.
A capacidade inicial para o Porto de Khalifa é estimada em 2,5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 12 milhões de toneladas de carga não-conteinerizada por ano, valores que devem subir para 15 milhões e 35 milhões, respectivamente, quando todas as fases do projeto forem entregues, em 2030.
O novo porto conta com os seis maiores portêineres (aparelhos para o transporte da carga entre o cais e o navio) já construídos no mundo e 30 transtêineres (usados para empilhar e estocar contêineres na área de armazenagem) totalmente automatizados, segundo a Companhia de Portos de Abu Dhabi (ADPC).
“Com o Porto de Khalifa, criamos um poderoso motor que será o coração do crescimento econômico de Abu Dhabi para os próximos anos. Com equipamentos modernos, entregamos o mais avançado e eficiente serviço aos nossos clientes”, disse o drietor-executivo da ADPC, Martijn Van de Linde.
Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário