terça-feira, 11 de setembro de 2012

Chicago cria plano para aumentar a segurança dos pedestres


Foto: Sxc
Enquanto em terras brasileiras o governo reduz os impostos para estimular o consumo de veículos, um pouco mais acima do continente americano os gestores estão começando a perceber que a eficácia urbana depende de uma política contrária: investir nos pedestres.
O governo da cidade norte-americana Chicago lançou um ambicioso plano com o objetivo de reduzir os acidentes com pedestres e zerar o número de vítimas fatais dentro de 10 anos.
O plano de segurança Pedestres em Primeiro Lugar, pioneiro na cidade, entrou em vigor na quarta-feira, 5 de setembro, com cerca de 250 recomendações de melhorias a curto e longo prazo.
As prioridades do plano são aumentar a segurança para crianças e idosos em torno escolas e parques, melhorar o acesso ao trânsito, implementar passagens mais seguras nos cruzamentos e aumentar o espaço para os pedestres.
Objetivos
Para alcançar tais metas, constam no documento recomendações como faixas de pedestres mais sinalizadas, criação de ilhas de pedestres no meio da rua, cronômetros de contagem regressiva para pedestres nos cruzamentos e semáforos mais modernos.
Uma das medidas que já começou a ser posta em prática, foram as mais de 100 faixas de pedestres recém-instaladas na cidade que são compostas de material reflexivo e equipadas com degraus para maior visibilidade.
Durante a elaboração do plano, o governo escutou mais de 500 sugestões de moradores em sete reuniões públicas de bairro , espalhadas pela cidade.
Fonte: Eco Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário