quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Concessão de portos e aeroportos será lançada nos próximos dias


A expectativa é que o pacote seja lançado no mês de outubro, segundo o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo. Valor estimado para esses investimentos pode chegar a R$ 40 bilhões.
Foto: Ana Serra / Agência T1
Foto: Ana Serra / Agência T1
O pacote de concessões para portos e aeroportos será lançado nos próximos dias, segundo o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Sem querer definir uma data especifica, Figueiredo explicou que o modelo dos portos ainda não foi definido por se tratar de uma situação “distinta e complexa”. “Estamos fechando propostas em conversas com a iniciativa privada.”
O pacote de concessão dos portos, disse ele, na 31° edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) irá focar na readequação das ferrovias com os portos que já existem. “Não adianta fazer uma duplicação de uma rodovia ou construir um novo trecho ferroviário, se quando o produto chega em algum porto ele fica dias parado, como é o caso do estado da Bahia, no Porto de Ilhéus. Essa é uma situação que onera a cadeia logística.” A expectativa de investimentos na concessão dos portos pode chegar a R$ 40 bilhões.
Segundo o presidente da EPL, os portos e aeroportos brasileiros terão capacidade de transportar cargas e passageiros sem passar por um colapso, até 2030, com as Parcerias Público-Privadas (PPP’s) e na execução dos projetos elaborados pela Secretaria de Portos (SEP).
Um estudo divulgado pelo Instituto de Logística e Supply ChainIlos (ILOS), “Portos 2021 – Avaliação de Demanda e Capacidade do Segmento Portuário de Contêineres no Brasil”, informou que se todos os projetos, elaborados pela SEP forem executados os portos terão capacidade suficiente para atender a demanda dos próximos nove anos.
Ele disse ainda que a Secretaria de Portos (SEP) já mapeou os pontos críticos de todos os portos e terminais brasileiros, com destaque para os mais estratégicos – Antonina (PR), Paranaguá (PR), Rio Grande do Sul (RS), Santos (SP), Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Pecém (CE), Suape (PE), Itaqui (MA), Belém (PA), e em lugares como o Porto de Manaus (AM), em que há filas de navios no embarque e desembarque de contêineres.
“O pacote que será lançado trará benefícios à economia, quando os produtos chegarem no mercado mais baratos para os consumidores”. “Eu preciso de operadores portuários competitivos”, disse.
EPL
De acordo com Figueiredo, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), recém-criada para estudar e gerenciar a logística brasileira, não está na discussão do pacote de concessões para aeroportos, que ficou por conta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Secretaria de Aviação Civil (SAC).
Agência T1, Por Bruna Yunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário