terça-feira, 25 de setembro de 2012

SP: Reforma no Retão da Alemoa vai facilitar acesso ao Porto de Santos


Entre os serviços que devem ser executados está a troca do pavimento, de paralelepípedo para asfalto. Foto: A Tribuna/Reprodução
Em cerca de 15 dias, no começo do mês que vem, os graves problemas no trânsito da Avenida Augusto Barata, o Retão da Alemoa, devem começar a ser equacionados. Isto vai acontecer graças a uma reforma na via, no trecho que dá acesso aos terminais da Margem Direita do complexo santista. A obra será executada pela Brasil Terminal Portuário (BTP) e coordenada pela Codesp.
O prazo para o início dos trabalhos foi informado pelo presidente do terminal, Henry James Robinson. Segundo ele, o projeto, elaborado pela BTP, já foi concluído e aprovado pela Autoridade Portuária.
Entre os serviços que devem ser executados estão a troca do pavimento, que passará de paralelepípedo para asfalto, a implantação de toda a sinalização horizontal e vertical e o ordenamento do tráfego da via.
A ideia é que a estrutura viária seja capaz de receber o aumento de fluxo. Isso porque, os investimentos no trecho da Alemoa buscam minimizar os impactos da instalação da empresa, que vai aumentar em 30% a capacidade de movimentação de contêineres do Porto.
O objetivo é adequar o local, enquanto não são executadas as obras do Trecho 1 da Avenida Perimetral da Margem Direita, entre o Saboó e a Alemoa.
De acordo com Henry, estava prevista para semana passada a execução da proposta de operacionalização da obra.
Nesta fase, serão avaliadas as melhores formas de iniciar os trabalhos sem que a via, que tem tráfego intenso de caminhões, seja prejudicada. “Vamos ver como se desenvolve o projeto em via importante de tráfego e assim que se concordar em fazer, estamos prontos para iniciar a obra”, afirma.
A expectativa inicial era de que a reforma do Retão fosse concluída no começo do ano que vem, quando o terminal começará a operar contêineres naquela região. Porém, como serão necessários nove meses para a execução da obra, ela deve ser concluída apenas no começo do segundo semestre, em julho do ano que vem.
Por conta das operações, os técnicos da BTP avaliam a possibilidade de redução do tempo de desenvolvimento dos trabalhos. O plano é reduzir em dois meses o cronograma de obras e concluí-lo até maio de 2013.
Problema
O Retão da Alemoa é o principal acesso aos terminais da Margem Direita do Porto de Santos. Como as intervenções da Avenida Perimetral ainda não chegaram nesse trecho, o fluxo intenso de caminhões que circulam pelo local diariamente torna o trânsito pesado e causa frequentes congestionamentos na via.
O Trecho 1 da Perimetral engloba, entre outros serviços, a construção de dois viadutos sobre a linha férrea que atravessa a Avenida Augusto Barata. Como isso não ocorreu, o diretor-presidente da BTP acredita que será necessário adotar medidas emergenciais para preparar o trecho para a nova demanda do complexo.
“É um trecho crítico porque todo o volume do Porto passa por essa região. Por isso, estamos cooperando com a Codesp, investindo para que o escoamento das cargas aconteça da melhor maneira possível”, destaca.
Terminal
O empreendimento da BTP, que está sendo erguido na Alemoa, começará a operar no primeiro trimestre de 2013 e vai movimentar contêineres e granéis líquidos. A unidade está sendo construída para receber simultaneamente três navios contêineres de9.200TEUs.
Fonte: A Tribuna, Por Fernanda Balbino

Nenhum comentário:

Postar um comentário