sexta-feira, 21 de setembro de 2012

22 de setembro: Dia Mundial Sem Carro


O Dia Mundial Sem Carro é comemorado no dia 22 de setembro, dia de deixar o carro em casa e repensar em outros meios de transporte.
Imagem: Reprodução
Amanhã é dia de deixar o carro em casa e pensar em outra forma de se locomover em todas as cidades do país. Ônibus, metrô, trem, bicicleta ou a pé são algumas das opções sugeridas pelo Coletivo da Semana da Mobilidade 2012 no Dia Mundial Sem Carro (DMSC) para diminuir os gastos da população com o transporte individual, a poluição e o tempo perdido nos engarrafamentos.
Em grandes cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Brasília (DF), uma pessoa gasta em média 1 hora para realizar seus deslocamentos diários entre a casa e o trabalho.
Conforme o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) “Cidades: Mobilidade, Habitação e Escala”, cuja última edição foi lançada em agosto deste ano, o número de veículos em circulação no país entre os anos de 2003 a 2010 aumentou em 66%, enquanto a população teve um crescimento de 13% no mesmo período.
Esse crescimento, faz com que famílias urbanas brasileiras comprometem 15,23% de sua renda mensal para se locomover diariamente, gastando cinco vezes mais com o transporte individual do que com o coletivo, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Apenas no Distrito Federal, de acordo com uma das organizadoras da semana, a socióloga Renata Florentino, existe mais de 1,5 milhão de carros, o que corresponde a um carro para cada duas pessoas.
Florentino contou que apesar de ainda ser um movimento pequeno, a cada ano mais pessoas participam ativamente das atividades em prol do DMSC e, principalmente, abrem mão de utilizar seus carros para optar pelos meios alternativos de transporte.
“Ano passado, conseguimos atingir mais de 600 pessoas. Esse ano, a expectativa é de 1000. Queremos incentivar o uso de transporte coletivo, de bicicletas para pequenos trajetos e diminuir os danos causados pelo uso de carros e motos, como acidentes e poluição”, afirmou.
Entre as ações oferecidas esse ano em Brasília, estão oficinas para ensinar a andar de bicicleta, brechó, shows, debates, entre outros. Uma parte do eixo central será bloqueada, em frente ao shopping Conjunto Nacional, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.
ServiçoDia Mundial Sem Carro/11ª Jornada Brasileira “na cidade, sem meu carro”
Onde: Eixo central, em frente ao Conjunto Nacional e Rodoviária
Quando: 22 de setembro
Mais informações: http://coletivodiamundialsemcarrodf.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário