quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gestão Alckmini Secretário pode ser convocado para explicar atraso no sistema de sinalização do Metrô

PT requer convocação de secretário de Alckmin. Jurandir Fernandes

Secretário de Alckmin poderá ser convocado para explicar atraso de quatro anos, na instalação do sistema de sinalização do Metrô

O aumento de 105% das panes no Metrô paulista, no período de 2009 a 2013, prejudicando 4,5 milhões de usuário diariamente, provocado entre outros fatores, pelos atrasos na instalação do sistema de sinalização CBTC, nas linhas 1 e 3 do Metrô, sustentam a convocação do secretário estadual de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes, apresentado nas Comissões de transportes e Comunicações e Infraestrutura da Assembleia Legislativa paulista. 

A expansão do Metrô de São Paulo se dá há lentos passos, a média anual é de apenas 1,7 quilômetros. Somado ao tímido crescimento da rede, há atrasos na entrega das obras anunciadas e problemas na instalação do CBTC, previsto para ser instalado em 2010. O sistema permitira aumentar em 20%, o número de passageiros no Metrô. 

Propinoduto Tucano 

Em março deste ano, o ex-dirigente da Siemens Nelson Branco Marchetti contou ao Ministério Público Estadual, "ter sido pressionado pelo próprio governador José Serra a desistir de medidas judiciais para anular a vitória da espanhola CAF, em um certame para o fornecimento de 320 vagões". Caso a Siemens avançasse nas ações judiciais, Serra anularia a licitação, segundo o delator. Em outro depoimento, ele revela que dirigentes do Metrô e da Secretaria de Transportes Públicos sugeriram que sua empresa se associasse à Alstom para vencer uma licitação.

Segundo apuração do MPE há suspeitas de omissão do tucano diante das fraudes cometidas pelo cartel, já que ele, também na condição de governador, recebeu uma série de alertas do Tribunal de Contas, Ministério Público e até do Banco Mundial. Em paralelo, as autoridades ainda investigam contratos celebrados durante a administração de Serra que foram considerados lesivos ao erário, como a bilionária modernização de trens do Metrô e a implementação do sistema CBTC, que ainda não foi instituído.

O requerimento de convocação foi apresentado nas Comissões no início do mês de maio, pelos deputados do PT e deverá ser deliberado na próxima semana. (rm) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário