terça-feira, 20 de maio de 2014

Dilma inaugura novo terminal de passageiros em Cumbica

Dilma inaugura novo terminal de passageiros em Cumbica
Presidente prometou 270 novos aeroportos
Dilma inaugura novo terminal de passageiros em Cumbica (Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas)

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff participa na tarde desta terça-feira de cerimônia de inauguração do Terminal de Passageiros 3 (TPS4) do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Cumbica, Guarulhos.

O terminal que levou um ano e nove meses para ficar pronto tem 192 mil metros quadrados, capacidade inicial para receber 12 milhões de passageiros por ano na sua primeira fase e é voltado para voos internacionais.

"O terminal 3 representa uma mudança de paradigma na infraestrutura aeroportuária do País. A partir de agora, a experiência do passageiro com o aeroporto será outra, principalmente em relação à eficiência operacional, qualidade dos serviços, conforto e segurança", disse o presidente do GRU Airport, concessionária responsável pela obra, Antônio Miguel Marques.

De acordo com o presidente do GRU Aiport, desde que a concessionária assumiu a gestão do aeroporto em fevereiro de 2013 foi praticamente duplicada a oferta em áreas antes críticas.

"O número de vagas no estacionamento passou de 3,9 mil do período pré-concessão para 8 mil atuais; os pátios que antes tinham capacidade para 61 aeronaves, agora contam 108 posições", disse Marques.

Ainda de acordo com ele, com a abertura do novo terminal e as obras de expansão no Terminal 2, a área de terminais mais que dobrou desde o início da concessão, de 191 mil metros quadrados para 387 mil metros quadrados.

Aeroportos regionais
No evento a presidente Dilma Rousseff disse que o governo vai aplicar recursos para construir 270 aeroportos regionais. "O Brasil é um país continental, tem de ter aviação regional e essa aviação regional vai usufruir da experiência da Infraero com grandes aeroportos", afirmou.

Dilma destacou que o governo investe e "tem o desafio" de assegurar que em uma distância de até 100 quilômetros das cidades médias tenha um aeroporto.

"É um desafio que nós, conjuntamente com a concessão dos cinco aeroportos, estamos enfrentando", afirmou. Dilma disse ainda que os aeroportos regionais terão a seu favor uma política "clara de incentivo à aviação regional".

"Haverá isenção total de tarifas aeroportuárias nos aeroportos médios e a concessão de subsídios das passagens em rotas destinadas para esses aeroportos", afirmou, destacando que essas medidas serão adotadas para garantir a regularidade dos voos.

Em relação a ampliação do Aeroporto de Cumbica, Dilma disse que as obras "fazem parte de um esforço" que o governo tem feito para atender a "transformação da demanda".

Segundo a presidente, no início da década, 33 milhões de pessoas viajavam de avião e hoje já são 111 milhões de passageiros. Dilma afirmou também que realizar a inauguração do novo terminal é "uma demonstração do compromisso que nós assumimos de atender a população com serviços de melhor qualidade".

"Não basta ser o maior, eu espero que seja também o melhor aeroporto", afirmou.

A presidente disse que o terminal paulista será o grande cartão de visitas para o Brasil na Copa. "(o aeroporto) foi feito e será usado na Copa, mas também foi feito e será usado por esse novo Brasil."

Mais cedo, a presidente esteve na cerimônia de inauguração de um hangar da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde vai ser construído o cargueiro KC-390 em parceria com a Força Aérea Brasileira.(Agência Estado)
- See more at: http://www.aredacao.com.br/noticias/44054/dilma-inaugura-novo-terminal-de-passageiros-em-cumbica#sthash.hCIdGXub.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário