sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Sindicato


Do http://sindmetrope.org.br

A efervescência da luta política no Brasil iniciada nas manifestações massivas pelas Diretas, no final da década de 80, reivindicando o fim da ditadura militar e a volta da democracia em nosso país, reacendeu a necessidade de termos novamente um modelo de sindicalismo baseado na organização democrática dos trabalhadores, com participação ativa dos movimentos sociais na vida política brasileira.
Toda intimidação imposta pela ditadura vai sendo substituída paulatinamente por mobilizações de rua cada vez maiores.
Na luta por um sindicalismo combativo, participativo e com organização a partir das bases das categorias dá origem aCUT - Central Única dos Trabalhadores, que tem como objetivo de organizar e unificar as lutas dos trabalhadores de nosso país contra as demais centrais pelegas e patronais.
É como conseqüência de todos estes processos de luta e reorganização da classe trabalhadora no Brasil que a, "recém-nascida", categoria metroviária em Pernambuco começa a dizer não aos pelegos do Sindicato dos Ferroviários do Nordeste, dirigido pelo Sr. Veloso e inteiramente atrelado a direção das empresas RFFSA e CBTU.
A necessidade urgente de uma entidade que representasse as reivindicações e, de fato, encaminhasse a luta metroviária no nosso Estado fez surgir a Associação Metroviária e, em seguida, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 28 de janeiro de 1988).
Este foi um marco na organização dos metroviários. Vários companheiros podem ser citados como figuras que contribuíram de forma determinante na conquista deste espaço, como Agenor Ribeiro, Marcondes Sávio, Fábio, Rui Mesquita, Jadson Cardoso, ...
Mas certamente o grande mérito de termos atualmente um Sindicato de Luta, democrático, que serve tanto a organização dos metroviários, como do conjunto dos movimentos sindical, estudantil e popular é de todos os trabalhadores metroviários em Pernambuco.
Grandes mobilizações, greves e enfrentamentos foram travados no decorrer da história de luta de nossa entidade, podemos destacar a luta por um PCS da categoria, a luta contra a estadualização/privatização, além das diversas campanhas salariais que tivemos, nas quais estavam colocadas não apenas a luta por salários dignos, mas também por melhores condições de vida e trabalho, inclusive buscando sempre o apoio e o reconhecimento de nossas reivindicações por parte dos usuários e da população lindeira.
Do ponto de vista da organização dos trabalhadores, contribuímos de forma direta para a construção da FNITST - uma Federação independente, servindo a unificação das lutas dos trabalhadores metro-ferroviários do País.
Com a expansão da categoria metroviária, assumindo o transporte de passageiros, e os ataques sofridos pelos ferroviários, principalmente a partir da privatização da RFFSA, partimos para um novo desafio, a fundação da Federação Nacional Metroviária - FENAMETRO.
Sua constituição representa para nós, mais um salto na organização e na luta da categoria metroviária do Brasil.
Temos contribuído também para a realização de diversas atividades do movimento em nosso estado e de forma determinante para a luta pela reintegração dos anistiados do governo collor.
Em relação à estrutura física, podemos dizer que alcançamos a maioridade, pois já temos uma sede própria com infra-estrutura básica para atender às necessidades e exigências da organização que pretendemos ser (auditório, biblioteca, TV 29', computadores, máquina copiadora, OFF-SET, telefone, Fax, etc) e agora inauguramos nossa home-page.
Muito já foi conquistado, porém as lutas e mobilizações prosseguem e temos a certeza que poderemos contar com a garra e a determinação de todos os metroviários que conjuntamente escrevem a história desta entidade.
Parabéns Metroviários

Nenhum comentário:

Postar um comentário