sexta-feira, 19 de abril de 2013

EXCLUSIVO: EMTU apreende ônibus “pirata” da EAOSA


por 

ônibus
Ônibus da EAOSA que operava sem registro na Secretaria de Transportes Metropolitanos. Mais fiscalizações devem ocorrer no ABC
EAOSA anda com ônibus “pirata” – sem registro – e tem veículo apreendido
Ônibus estava no Terminal Sacomã. EMTU vai fazer novas fiscalizações no ABC Paulista
ADAMO BAZANI – CBN
As condições da frota dos ônibus intermunicipais do ABC Paulista em estado precário já são velhas conhecidas dos passageiros, principalmente de algumas empresas como EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, Viação São Camilo, Viação Ribeirão Pires, EUSA – Empresa Urbana Santo André e Viação Imigrantes. Estas empresas normalmente aparecem em primeiro lugar nas listas de reclamações de passageiros e nos últimos do IQT – Índice de Qualidade de Transporte da gerenciadora EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
Quando a licitação da área 5 da grande São Paulo, correspondente ao ABC, for concluída, a situação deve registrar melhoria, embora que esta licitação de 2013 será menos exigente que a esperada para todo o sistema metropolitano de ônibus prevista para 2016.
O sistema foi licitado pela última vez em 2006, mas no caso do ABC, os empresários esvaziaram o certame.
Que a frota é antiga e mal conservada, os passageiros sabem. Mas a EMTU identificou em fiscalizações ônibus sem cadastro circulando.
Na prática, um ônibus deste tipo pode ser comparado aos piratas. Sem cadastro, não podem sofrer sanções e não têm autorização de operar.
Na última quarta-feira, a EMTU retirou de circulação um ônibus da EAOSA sem registro no sistema intermunicipal e apreendeu o veículo.
A gerenciadora também apurou denúncia recebida pela reportagem do Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus de que um veículo articulado da empresa, com mais de R$ 7,5 mil em multas e registrado em nome da municipal Viação Cidade de Mauá, do mesmo dono, Baltazar José de Sousa, estaria prestando serviços pela EAOSA. O ônibus não foi encontrado operando.
Em nota, a EMTU diz que vai realizar fiscalizações no ABC Paulista para melhorar o atendimento ao passageiro. Segue a nota na íntegra:
“ Em decorrência das reclamações a respeito das linhas da empresa EAOSA, a EMTU/SP informa que no dia 17/04 a equipe de fiscalização realizou acompanhamento dos serviços da operadora e não constatou a circulação irregular do ônibus de placa BWY 5481.
Por outro lado, o ônibus de placa CNI 2385 de prefixo 990 foi apreendido no Terminal Sacomã, na Plataforma D, por não estar registrado na Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O veículo que ligava Mauá (Jardim Adelina) a São Paulo (Terminal Sacomã) foi recolhido para o pátio da EMTU/SP. Novas fiscalizações estão programadas para a região, a fim de garantir a regularidade da operação “
Assessoria de Imprensa da EMTU/SP
NOTA DA REPORTAGEM:
Apesar de todos os problemas em relação aos transportes intermunicipais do ABC, o Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus destaca a disposição da EMTU em sempre responder prontamente às solicitações feitas pela reportagem que têm o objetivo de ajudar o trabalho da gerenciadora e os passageiros para que os serviços sejam prestados da melhor maneira para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário