sexta-feira, 12 de abril de 2013

Frente Nacional dos Prefeitos quer atitudes de Dilma para passagem de ônibus


por 

ônibus
Ônibus em Porto Alegre. Prefeito pede a Dilama Rousseff medidas para barateamento das passagens de transportes coletivos em todo o País.
Prefeito de Porto Alegre pede a Dilma ajuda para baixar passagens de ônibus em todo o País
José Fortunati quer aprovação do Regime Especial de Tributação sobre Transporte e parte do imposto sobre combustíveis para subsidiar passagens de ônibus
ADAMO BAZANI – CBN
Maior participação do Governo Federal para a redução dos custos de transportes para empresas e passageiros.
È isso que tem cobrado a Frente Nacional de Prefeitos para evitar que os próximos reajustes nas passagens de ônibus fiquem ainda mais pesados para os trabalhadores.
Na manhã desta sexta-feira, dia 12 de abril, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, esteve com a presidente Dilma Rousseff e pediu meios para que as tarifas de ônibus subam em menores percentuais, lembrando que além da questão econômica, o custo dos transportes públicos interfere em aspectos sociais: hoje os ônibus são os principais meios para a população em todo o País ter acesso a locais de trabalho, de geração de renda e a serviços básicos, como saúde e educação.
A expectativa dos prefeitos está na aprovação de dois projetos: o Reitup e o uso de parte da Cide para subsidiar os transportes públicos.
Já aprovado pela Câmara dos deputados e em tramitação no Senado, o Reitup – Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros prevê uma serie de desonerações sobre as atividades de transportes em troca de melhorias e barateamento dos custos para os passageiros. Algumas contribuições sociais por parte das empresas seriam zeradas justamente pelo fato de o transporte coletivo ter um papel social.
Outro projeto é usar parte da Cide – Contribuição sobre Intervenção de Domínio Econômico, chamada popularmente de imposto da gasolina, para subsidiar as tarifas de transportes públicos. Seria uma forma de usuários dos transportes individuais auxiliarem quem arca sozinho com o transporte público, o passageiro, que ao usar ônibus, trem e metrô, contribui para uma diminuição na frota de carros nas ruas, reduzindo o trânsito e a poluição.
Dilma prometeu analisar os pedidos.
Em Porto Alegre, a tarifa de ônibus que subiu para R$ 3,05 voltou para R$ 2,85 depois de determinação da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário