terça-feira, 23 de abril de 2013

CET e SPTrans terão centrais de monitoramento integradas


por 

ônibus
Ônibus urbano em São Paulo. CET e SPTrans devem ter centrais de monitoramento integradas para melhorar a fluidez do trânsito de carros e do transporte público. Foto: Adamo Bazani
São Paulo terá centrais de ônibus e trânsito interligadas
Com sistema, será possível troca de informações em tempo real entre CET e SPTrans
ADAMO BAZANI – CBN
O Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, anunciou nesta segunda-feira que CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e SPTrans – São Paulo Transportes terão sistemas de monitoramento que vão se integrar para monitoramento dos serviços de ônibus municipais.
Hoje as duas autarquias, quando detectam algum problema com os ônibus se comunicam por rádio, telefone ou e mail.
O objetivo é proporcionar intervenções rápidas para garantir maior fluidez ao transporte coletivo e ao trânsito.
As autarquias terão informações compartilhadas numa mesma tela, como ônibus quebrados, trechos de congestionamento e de alagamento, além de semáforos com problemas e até manifestações.
Monitoramento de estacionamentos, ocorrências policias e de bombeiros e até as operações do metrô também serão informadas.
A Central Integrada de Mobilidade Urbana vai ficar no prédio da CET, na Bela Vista. O edital de licitação para a companhia ou consórcio que implantarem o sistema deve ser publicado em um mês. O custo para o poder público deve ser em torno de R$ 300 milhões.
A empresa ou consórcio que vencerem a licitação deve assinar contrato em agosto com tempo previsto de implantação total do sistema até setembro 2015.
A secretaria de transportes quer que ao menos metade dos semáforos da cidade seja do tipo inteligente, que abrem e fecham de acordo com fluxo de veículos.
Hoje, dos 6 mil 169 cruzamentos com semáforos, apenas 105 têm este tipo de sinalização.
O problema, segundo a prefeitura, não é a falta de equipamentos, mas de redes de comunicação para o sistema. Para que a meta de semáforos inteligentes seja alcançada, deve ser implantada uma rede de mil quilômetros de cabos de fibra ótica.
Hoje a cidade tem cerca de 120 quilômetros. Com a medida, Jilmar Tatto acredita que a fluidez no trânsito melhore em 20%
O edital prevê a compra de mil câmeras para monitorar o trânsito, 150 painéis de rua com informações sobre congestionamentos e 15 detectores de altura para caminhões não ficarem entalados em pontes.
Os dados gerados por estes equipamentos serão disponibilizados para o cidadão pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário