quarta-feira, 27 de março de 2013

São Paulo planeja bairros a 30 km/h para beneficiar ciclistas



Velocidade_30km

Do site Mobilize
(www.mobilize.org.br)
A Prefeitura de São Paulo quer implementar “zonas 30″ na capital.  Por esse sistema, bairros inteiros passam a ter velocidade máxima para carros de 30 km/h. O modelo já existe no Rio de Janeiro e serve para melhorar a convivência entre automóveis, bicicletas e pedestres.
Segundo o secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, a prefeitura quer que o projeto piloto seja adotado em um bairro que concorde voluntariamente com a medida. “Não vai adiantar impor”, alega. “Já conversamos com moradores de Moema (na Zona Sul), mas acho que poderia ser na Vila Madalena, na Vila Mariana, na Bela Vista, bairros assim”, afirmou.
O projeto é diferente das chamadas “ciclorrotas”, adotadas na gestão passada sem que fossem bem recebidas por ativistas das bicicletas. Nas ciclorrotas, algumas vias de um bairro têm o limite de velocidade reduzido e há sinalização indicando que ali existe uma via compartilhada entre carros e bicicletas. Os exemplos ficam nos bairros do Brooklin, de Moema, do Butantã, da Mooca e da Lapa, somando quase 55 quilômetros.
Velocidade_30km1
Já as “zonas 30″ não têm essa divisão viária. Assim que o automóvel entra em um bairro, a sinalização indica que a região toda tem o limite reduzido. Mas a medida não vale em vias arteriais que cruzam essas regiões. As placas ficam nas esquinas.  A ideia nasceu em 1993 na Europa e foi disseminada por diversos países. Só Paris, na França, tem 50 bairros “zona 30″.  O custo desse tipo de medida é baixo: basicamente, são as placas de sinalização informando sobre a restrição de velocidade.

Postado por Roberta Soares

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