segunda-feira, 25 de março de 2013

Ônibus e bicicleta em prol de uma mobilidade sustentável


por 

bicicleta ônibus
Campanha em Balneário Camboruí mostra que ônibus e bicicletas são soluções que se tomadas em conjunto podem ajudar as cidades a terem uma mobilidade sustentável e amigável. Foto – Associação dos Ciclistas de Balneário Camboriú.
Empresa de ônibus e ciclistas se unem em prol de uma mobilidade sustentável
Associação dos Ciclistas de Balneário Camboriú e Expressul mostram que bicicleta e transporte coletivo se complementam e não se rivalizam
ADAMO BAZANI – CBN
Pode-se entender mobilidade sustentável como o fluxo de bens e pessoas em determinadas regiões com os menores impactos possíveis ao meio ambiente e aos recursos naturais com o objetivo de garantir o direito de ir e vir com qualidade de vida e preservação ambiental.
Os deslocamentos em transportes públicos, que aproveitam melhor o espaço urbano e poluem bem menos por pessoa conduzida, e por meios não motorizados, como a bicicleta e a própria marcha a pé, são considerados as melhores alternativas para que a mobilidade urbana seja sustentável de fato.
Quando estas duas formas de deslocamento são concomitantes, os ganhos para a mobilidade, para o bem estar e para a natureza são maiores ainda.
E mostrando que bicicleta e ônibus não precisam se rivalizar, muito pelo contrário, podem se complementar, é que a Expressul, empresa de ônibus urbanos, e a Associação dos Ciclistas de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, criaram uma campanha visual em conjunto que visa estimular o uso das bicicletas e dos transportes coletivos.
No site da Associação, o presidente da entidade, Henrique Wendhausen, desmistifica o erro de pensar em rivalidade entre veículos grandes e bicicletas no espaço urbano e diz que quanto mais transporte coletivo tiver nas ruas, mais seguro estará o ciclista.
“A cidade somente será mais segura para os ciclistas se houver o incremento do transporte coletivo; ao mesmo tempo, os ônibus serão mais eficientes na cidade na medida em que mais pessoas optarem pela bicicleta”. – disse Henrique.
A Expressul adesivou dois ônibus com os dizeres: “Eu vou de ônibus, eu vou de bicicleta. Melhor pra mim, pra cidade e pro planeta”
Os veículos percorrem diversas linhas da cidade.
A campanha tem mais o intuito educativo.
Ciclovias ao longo de corredores de ônibus e bicicletários em estações de trens, metrô e ônibus são ações de relativo baixo custo que podem ajudar num transporte mais amigo da natureza e do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário