sexta-feira, 22 de março de 2013

Consórcio quer mais uma estação no monotrilho do ABC


por 

ônibus
Ônibus de São Bernardo do Campo. Presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, quer mais uma estação do monotrilho para integrar o sistema de elevados a corredores de ônibus. Foto: Adamo Bazani
Monotrilho do ABC deve ter mudança antes mesmo de sair do papel
Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, pediu mais uma estação na obra, o que deve ser analisado pelo Estado
ADAMO BAZANI – CBN
Antes mesmo de ter o edital publicado, o que deve ocorrer em 1º de julho, o Monotrilho do ABC pode ter seu projeto alterado.
Em reunião nesta quarta-feira com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, pediu a inclusão de mais uma estação na obra que no total deve custar R$ 4,2 bilhões para beneficiar 330 mil passageiros por dia. A linha, pela proposta, seria estendida até a parada Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo.
O número de atendimento do monotrilho e seu impacto urbano e visual são contestados por diversos especialistas em transportes que afirmam que com este dinheiro é possível fazer uma rede de corredores de ônibus que atenda a mais pessoas. O custo do quilômetro do monotrilho do ABC, que vai ter extensão de 28 quilômetros nas duas fases, também é considerado alto, se aproximando do valor do metrô.
Mesmo assim, Luiz Marinho, acredita que uma estação a mais em São Bernardo do Campo poderia integrar os elevados do monotrilho a corredores de ônibus que a administração municipal tem em planejamento.
O secretário de estado, Jurandir Fernandes, se comprometeu fazer uma análise técnica da proposta de Marinho antes da publicação do edital do monotrilho também chamado linha 18 do metrô.
Na pauta de reuniões ainda, foram discutidos os avanços para a integração tarifária entre os ônibus municipais do ABC e o sistema metropolitano, como os trólebus da Metra e o trem, e os avanços para o Expresso ABC, linha de trem que seguirá paralela à linha 10 Turquesa (Rio Grande da Serra – Brás) da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com menos paradas.
Jurandir Fernandes se comprometeu a detalhar as explicações e estudos sobre estas intervenções e no próximo dia 06 de maio deve se reunir com os prefeitos da região do ABC na sede do Consórcio Intermunicipal, em Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário