quinta-feira, 14 de março de 2013

Governo do Estado e ABC reafirmam agenda metropolitana com Mobilidade


por 

EAOSA
Enquanto Governo do Estado e Consórcio Intermunicipal do ABC assinam intenções na área de mobilidade, inclusive contemplando grandes obras, EMTU ainda não conseguiu licitar área 5 da EMTU e trocar ônibus velhos e linhas desatualizadas. Foto: Adamo Bazani.
Mobilidade é novamente tema entre ABC e Governo do Estado de São Paulo
Presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC e Secretário de Desenvolvimento Metropolitano revisam agenda de 2011
ADAMO BAZANI – CBN
Enquanto o Governo do Estado de São Paulo há sete anos não consegue licitar as linhas de ônibus intermunicipais da área 5 da EMTU, correspondente ao ABC Paulista, o tema mobilidade urbana na região parece ficar só no campo das promessas e das tratativas.
Afinal, como pensar em criar um metrô leve no ABC ou fazer integração tarifária entre os municípios da região e a Capital Paulista, se o poder público aparentemente não mostra firmeza para fazer com que empresários como Baltazar José de Souza deixem de operar ônibus velhos e mal conservados e prestem serviços minimamente decentes para a população pagante de uma passagem cara.
De todo a forma, Mobilidade Urbana foi tema novamente do encontro com o Governo do Estado de São Paulo.
Nesta quarta-feira, dia 13 de março de 2013, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquista, se encontraram no paço sãobernardense para reverem a Agenda Metropolitana.
Neste semestre aindao governador Geraldo Alckmin, estará na região e nesta quarta-feira, de acordo com o Consórcio Intermunicipal do ABC, do qual Luiz Marinho é presidente, foram alinhavadas as bases da nova fase dessa Agenda Metropolitana, a ser aprovada por Alckmin.
E o tema mobilidade urbana continua ser um dos enforques principais. Na pauta, possibilidades de integrações tarifárias entre diferentes meios de transportes e obras como o monotrilho do Alvarenga, que deve ligar São Bernardo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo ao valor de R$ 4,1 bilhões (considerado alto por muitos analistas pela relação custo/benefício) e o Expresso ABC, uma linha de trem que vai seguir paralelamente à linha 10 Turquesa da CPTM e que vai reduzir o tempo de deslocamento até a Capital em razão do número menor de paradas, este considerado um bom investimento.
Luiz Marinho entregou nesta quarta-feira um documento com 31 compromissos assinados na agenda de 2011, no qual demonstrava quais itens foram resolvidos, os que estão em andamento e os que estão pendentes.
A partir deste documento, serão feitas análises para repactuar o que está pendente e identificar novas formas de atuação e compromissos.
Além da área de Mobilidade Urbana, o documento leva em consideração setores como Saúde, Habitação, Macrodrenagem e Segurança Pública.
Em relação a licitação da área 5, algo mais básico e eficiente com baixo custo, nada foi comentado no encontro, mas a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – garante que, mesmo sendo mais flexível, o edital sai em abril (a data inicial era em janeiro) com o certame sendo finaliuzado em agosto.

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