sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Prefeito Fernando Haddad inaugura mural a céu aberto pedalando pela Av. 23 de Maio, em São Paulo

http://vadebike.org/2015/02/grafites-23-de-maio-arcos-do-janio-pedalada-haddad/

Haddad pedala com grafiteiros pela avenida 23 de Maio. Foto: Rachel Schein
Haddad pedala com grafiteiros pela avenida 23 de Maio. Foto: Rachel Schein
No domingo 1º de fevereiro, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pedalou pela avenida 23 de Maio para inaugurar o maior mural a céu aberto da América Latina. Obras de 200 artistas compõem o mural de 15.000 m² divididos em 70 muros, segundo informa o site da prefeitura.
O passeio teve a participação de cerca de 100 pessoas, entre grafiteiros e ciclistas, e contou com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em motos e carros, e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em bicicletas. O grupo saiu do antigo Detran e percorreu 6,8 km da avenida até os arcos da praça dos Artesãos Calabreses (popularmente chamados de “Arcos do Jânio”), um espaço tombado pelo Patrimônio Histórico e que pode vir a ser ocupado por outras obras além do grafite.
“Essas grades vão sair, aliás já estão saindo. Vamos iluminar. Acho que dá pra pensar em outros tipos de ocupação aqui”, comentou o prefeito sobre o espaço. Ele falou também da transformação cultural que a cidade vem sofrendo: “tem uma coisa cultural de adaptação da arte urbana que era proibida, e isso é que está mudando em São Paulo. Tanto em relação ao ciclista, à comida de rua, ao artista de rua, não vai ser diferente no grafite. Há uma certa resistência, mas ela é de poucos. Essas pessoas que têm preconceito serão vencidas pela realidade. E a realidade é a favor da apropriação e não da interdição do espaço público”.
Para Guilherme Varella, secretário da Cultura em exercício, a primeira questão foi valorizar o grafite e reconhecê-lo como uma manifestação legítima na cidade de São Paulo. “Usar a 23 de Maio como uma galeria a céu aberto para valorizar os grafiteiros, que antes eram marginalizados, e trazê-los pra cidade ver, para compartilhar dessa pintura, é muito importante. O grafite nos faz olhar para a cidade de outra forma e esse é o primeiro passo pra gente pensar no entorno e nos possíveis tipos de intervenção”, disse Varella.
O passeio terminou com uma comemoração nos arcos, já mostrando o potencial que o espaço tem para ser mais um lugar de convivência na cidade. ”A cidade de São Paulo está ficando cada vez mais com a cara da bicicleta e do grafite, está mostrando que é uma cidade jovem com esse potencial enérgico todo”, comemorou o grafiteiro Mauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário