quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Prefeita de Paris quer Metrô 24 horas

Viatrolebus

Metro_de_Paris_-_Ligne_9_-_Voltaire_02
Apesar da extensa rede metroviária, Paris não possuí o serviço de Metrô funcionando 24 horas por dia. Por lá, o sistema funciona até às 2h nas sextas-feiras e sábados e até 0h50 nos outros dias.
Agora a prefeitura quer que o serviço seja estendido para toda a madrugada em todos os dias. Mas a tarefa não será simples de implementa-la, uma vez que as linhas não possuem trilhos auxiliares, como ocorre em Nova Iorque.
De acordo com a RATP, empresa que opera o sistema, os maiores empecilhos são o custo elevado e as dificuldades operacionais. Para a mudança definitiva, é estimado um custo de € 40 milhões por ano. Além disso, as obras de manutenção e modernização do sistema são realizadas quando o metrô está fechado, entre 1h e 5h30. Cerca de 3 mil funcionários trabalham nessas funções noturnas.
A mudança ocasionaria ainda em transtornos no tráfego durante o dia, quando o movimento é maior.
A promessa do Metrô 24 horas é da prefeita Anne Hidalgo: “Eu quero ampliar os horários do metrô, que, a longo prazo, poderia funcionar a noite inteira, inclusive nos dias de semana”, declarou a prefeita.
Por hora Paris conta com uma rede de ônibus noturnos, que funcionam diariamente e transportam 350 mil passageiros nos fins de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário