segunda-feira, 30 de junho de 2014

Rodovias privatizadas em 2013 já têm 183 km de trechos em duplicação

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Quatro lotes de rodovias federais leiloadas com sucesso no ano passado já tiveram suas obras de duplicação iniciadas, afirmou o ministro demissionário dos Transportes, César Borges. No total, os trabalhos de duplicação em andamento somam 183 quilômetros de extensão nas estradas sob administração privada BR-163 (MT), BR-050 (GO/MG), BR-060 (DF/GO/MG) e BR-040 (DF/GO).
Para iniciar a cobrança de pedágio, as novas concessionárias precisam concluir pelo menos 10% da duplicação total dos trechos sob sua gestão. Borges destacou que a BR-060 tem 70 quilômetros de duplicação em curso, na região do Triângulo Mineiro, e a BR-163 iniciou obras de 25 quilômetros nas imediações do terminal intermodal de Rondonópolis (MT).
Ao todo, cinco lotes foram licitados com sucesso no ano passado. Apenas a BR-163, no trecho de Mato Grosso do Sul, não foi citada pelo ministro. Em maio, foi leiloado também um trecho da BR-153, entre Anápolis (GO) e Gurupi (TO).
Borges transmite o cargo de ministro dos Transportes nesta tarde para seu antecessor no posto, Paulo Passos, que ocupa hoje a presidência da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Ele passará a chefiar a Secretaria de Portos.
No âmbito do 10º balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo refez a sua promessa de conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), obra da Valec em andamento na Bahia. Projetada para escoar minério de ferro e grãos do oeste baiano, a Fiol deveria ter ficado pronta em junho do ano passado.
Hoje, seu primeiro trecho de 537 quilômetros, entre Ilhéus e Caetité, tem 46% dos serviços realizados. A instalação de trilhos, no entanto, não começou. Para esta parte da ferrovia, a meta do governo é entregar a obra até dezembro de 2015. Em abril de 2016, ficaria pronto o segundo trecho, de 485 km, entre Caetité e Barreiras. A execução atual é de apenas 3% nesta segunda parte do traçado.
Em maio, a Valec finalmente conseguiu dar a primeira ordem de serviço para entrega de trilhos para o primeiro trecho da Fiol. A expectativa é de que os trilhos comecem a chegar em três meses.
Fonte: Valor Econômico, Por Daniel Rittner

Nenhum comentário:

Postar um comentário