quarta-feira, 19 de junho de 2013

RodapéNews 190613

RodapéNews - 19/06/2013, quarta-feira (informações de rodapé e outras que talvez você não tenha visto)

INFILTRAÇÃO DE FASCISTAS DETURPA MOVIMENTO "TARIFA ZERO" EM SP E ACENDE LUZ AMARELA DE ALERTA

"Um grupo segura uma bandeira brasileira e queima. Um rapaz grita: “foda-se o Brasil, nacionalismo é coisa de imbecil”. E aí tenho certeza que há um caldo de cultura perigoso por aqui"
(Extraído de crônica, constante do link abaixo, de autoria de Rodrigo Vianna,  jornalista da TV Record que cobria as manifestações desta terça-feira em frente à sede da Prefeitura de São Paulo)

DISCURSO QUE NEGA POLÍTICA É ATALHO PARA O AUTORITARISMO

Escrevinhador
“Foda-se o Brasil”, gritava o rapaz em SP – por Rodrigo Vianna
De repente, chega um grupo novo, mais de cem pessoas. Trazem uma faixa amarela, com a frase “Chega de Impostos – Mooca”. O bairro da Mooca é um reduto da classe média – em geral, conservadora. A palavra de ordem é “Fora, Dilma”.
Um funcionário da Prefeitura meio gordinho aparece na janela. Ao meu lado, um grupo berra pra ele: “Gordo, filho da puta, você vai morrer. Você come nossos impostos, filho da puta”.
Penso com meus botões: essa turma  foi pra rua pra pedir serviços públicos de qualidade e, de repente, está pedindo também menos impostos, menos Estado. E queimando a bandeira do Brasil. O que é isso? 
Ah, é o sintoma de uma sociedade que incluiu jovens pelo consumo, sem politização. Ok. Isso está claro. Desde 2010, dizíamos nos blogs que essa equação do lulismo poderia não fechar. Despolitização? Ou pior que isso: um pé no fascismo? O discurso que nega a Política é a melhor forma de deixar a avenida aberta para uma Política autoritária.
Quem conhece bem a história do Brasil não ficaria surpreendido se, desse processo todo, nascesse não “uma nova política”. Mas um governo (mais) conservador, que botasse o Brasil de novo “nos trilhos” da submissão aos EUA, jogando fora os tênues avanços da Era Lula.
Afinal, “foda-se o Brasil”, não é?  Essa cena não vou esquecer: a nossa bandeira queimada por jovens tresloucados que afirmam querer mudar o país. Foi estranho.
Ao fim da manifestação, parte dos jovens mascarados avançou em direção ao carro da TV Record que estava diante da Prefeitura e tocou fogo no veículo. Tudo que parece – ou é –  símbolo de poder acaba virando alvo. Nenhum jornalista ficou ferido. O alvo era a empresa

MASCARADOS ATERRORIZAM CENTRO DE SÃO PAULO
Estadão
Mascarados aterrorizam centro com saques e ataques a policiais
Ghttp://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mascarados-aterrorizam-centro-com-saques-e-ataques-a-policiais,1044082,0.htmrupo de aproximadamente 100 pessoas infiltradas no protesto espalha medo e tenta invadir prédio ocupado por sem-teto

VÂNDALO IDENTIFICADO PELA POLÍCIA
Uol
Homem que depredou prefeitura é identificado pela polícia e está sendo procurado

QUEM ESTARIA INTERESSADO EM BAGUNÇAR A PAZ DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PERGUNTA ARTICULISTA DA FOLHA
Folha
Penne arrabbiata – por Carlos Heitor Cony

SEM POLICIAMENTO PREVENTIVO NAS MANIFESTAÇÕES, VÂNDALOS ATACAM EM SP
Terra
SP: 5 dias após repressão, polícia some das ruas e vândalos depredam
Polícia Militar levou quase três horas para chegar à prefeitura e conter a ação de uma minoria de vândalos, que depredaram prédios, saquearam lojas e deixaram rastro de destruição no centro de São Paulo

R7
Após protesto marcado por violência e vandalismo, centro de SP amanhece com marcas de destruição
Vândalos aproveitaram manifestação na capital para saquear lojas e pichar patrimônios públicos

MOBILIZAÇÕES NA MANHÃ DESTA 4ª – VEJA NOTÍCIAS DA ÚLTIMA HORA
Google 
Na última hora: notícias sobre mobilizações pelo Brasil na última 
Clique aqui para ler

Folha
Manifestantes tentam invadir subprefeitura e GCM usa gás de pimenta 
Manifestantes que protestam na estrada do M´Boi Mirim, na zona sul de São Paulo, tentaram entrar na manhã desta quarta-feira (19) na sede da Subprefeitura de M´Boi Mirim e foram retirados do local após a GCM (Guarda Civil Metropolitana) jogar gás de pimenta contra o grupo.
Dois grupos de manifestantes acabaram brigando durante o protesto porque parte queria entrarno prédio e outra era contra a invasão. Após a confusão, os cerca de 300 manifestantes se dirigiram até o terminal de ônibus Guarapiranga

RECADOS A GOVERNANTES
Folha
Dilma afirma que manifestações são recado a governantes
Quebrando mais de uma semana de silêncio, a presidente Dilma Rousseff admitiu que as manifestações são um recado a todos os "governantes", exaltou os protestos "grandiosos" e disse que "o Brasil acordou mais forte".
Ela chamou as manifestações de "pacíficas" e "democráticas", mas criticou casos de violência. "A grandeza das manifestações comprova a energia da nossa democracia, a força da voz da rua e o civismo da nossa população."

SUSPENSÃO DO AUMENTO DAS TARIFAS EM SÃO PAULO SEM DECISÃO DO PREFEITO HADDAD

DECISÃO, ANTES DE SER TÉCNICA, É POLÍTICA ! 
PREFEITO FERNANDO HADDAD PERDE TEMPO PRECIOSO QUANDO JÁ DEVIA TER REDUZIDO A TARIFA NA SEGUNDA E ANTECIPADO UMA ARTICULAÇÃO POLÍTICA COM MANIFESTANTES, DEMAIS GOVERNANTES - SOBRETUDO COM  DILMA E ALCKMIN -  E CONGRESSO NACIONAL EM BUSCA DE  UMA SAÍDA PARA ATENDIMENTO DA  REIVINDICAÇÃO

ONTEM, NA REUNIÃO DO CONSELHO DA CIDADE, APESAR DAS PONDERAÇÕES, HADDAD RESISTIA EM REDUZIR O AUMENTO DA TARIFA
iG - 18/06/2013
Prefeito de SP parodia Caetano Veloso ao citar proposta de tarifa zero
O prefeito Fernando Haddad (PT) parodiou trecho de música de Caetano Veloso ao citar proposta de tarifa zero da ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB).
“O prefeito de São Paulo sabe a dor e a delícia de ocupar esse cargo”, afirmou, ao dizer que não esperava elogios por resistir à redução da passagem do transporte público durante reunião com o Conselho da Cidade para tratar sobre o assunto nesta terça-feira (18).
Haddad disse que a proposta de Erundina foi uma derrota e não uma vitória.
“Ela previu dobrar o IPTU (para bancar a tarifa zero), por isso Erundina perdeu o debate da tarifa. Foi uma derrota, não foi uma vitória”, afirmou o prefeito

HOJE, HADDAD PÕE "LENHA NA FOGUEIRA" - na visão do RodapéNews - AO AFIRMAR, EM COLETIVA,  QUE NÃO HÁ PREVISÃO DE REDUÇÃO DAS TARIFAS E VINCULÁ-LA À APROVAÇÃO DE PROJETO NO CONGRESSO NACIONAL
Rede TV - 19/06/2013 - 12h01
Fernando Haddad diz que não há previsão de redução da tarifa dos ônibus

Folha - 19/06/2013 - 12h51
Haddad diz que redução da tarifa seria medida populista

Terra - 13h08
Haddad vincula baixa da tarifa a políticas de desoneração no Congresso
Prefeito de São Paulo condenou atos de vandalismo ocorridos na região central da cidade na noite de terça-feira

ONTEM, CONSELHO DA CIDADE PEDIU  SUSPENSÃO DO AUMENTO DAS TARIFAS DO TRANSPORTE EM SÃO PAULO  IMEDIATAMENTE E ARQUITETA PROPÔS REDISCUSSÃO SOBRE MODELO DA CONCESSÃO DE TRANSPORTES
UOL – 18/06/2013
Conselho criado por Haddad defende redução na tarifa em São Paulo
A maioria dos integrantes do Conselho da Cidade, criado pelo prefeito Fernando Haddad no início do mandato dele, defendeu a redução da tarifa do transporte público na capital paulista durante reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (18). O encontro aconteceu na prefeitura, na região central de São Paulo. O conselho tem caráter apenas consultivo, mas entre os membros do grupo há um sentimento de que se o prefeito for contra um decisão unânime é o caso de repensar a função do comitê.
A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik criticou o poder que as concessionárias de transporte têm nas decisões. 
"É preciso suspender o aumento [das tarifas do transporte em São Paulo] imediatamente e rediscutir o modelo da concessão de transportes. O que os protestos nas ruas estão dizendo é 'queremos participar ativamente do processo decisório’.

TARIFA ZERO: PT SEM CORAGEM DE ASSUMIR UMA PROPOSTA QUE É DE SUA AUTORIA
Folha
Proposta concreta – por Vladimir Safatle
Em uma cidade onde o metrô é alvo de acusações de corrupção que pararam até em tribunais suíços e onde a passagem de ônibus é uma das mais caras do mundo, manifestantes eram, até a semana passada, tratados ou como jovens com ideias delirantes ou como simples vândalos que mereciam uma Polícia Militar que age como manada enfurecida de porcos.
Vários deleitaram-se em ridicularizar a proposta de tarifa zero. No entanto, a ideia original não nasceu da cabeça de "grupelhos protorrevolucionários". Ela foi resultado de grupos de trabalho da própria Prefeitura de São Paulo, quando comandada pelo mesmo partido que agora está no poder.
Em uma ironia maior da história, o PT ouve das ruas a radicalidade de propostas que ele construiu, mas que não tem mais coragem de assumir

LEMBRANDO ENTREVISTAS DE LUIZA ERUNDINA SOBRE "TARIFA ZERO" EM ABRIL DE 2011
Blog Outras Palavras - 28/04/2011
Erundina: “desprivatizar as metrópoles brasileiras”

VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA MANIFESTANTES
Deutsche Welle
Ação da polícia reflete violência inerente à estrutura social brasileira, dizem especialistas
Violência contra manifestantes não ocorre por despreparo da polícia brasileira – ela é um reflexo de uma sociedade que aceita o uso de meios violentos na repressão policial, opinam sociólogos.
Especialistas ouvidos pela DW Brasil afirmam que o uso da violência por parte da polícia brasileira – como na repressão aos recentes protestos em São Paulo – não se deve à falta de treinamento, mas à maneira como a manutenção da ordem e o uso da violência são percebidos pela sociedade brasileira.
"O controle de multidão tem que ser feito com muito jeito. No caso brasileiro, temos uma polícia militar que é muito violenta e truculenta, e é claro que esse padrão também aparece na repressão a manifestações. Foi exatamente o que vimos em São Paulo", afirma o sociólogo Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, da Universidade Federal do Paraná

NESTA REPORTAGEM PROTESTO CONTRA A GLOBO: ALÉM DAS VAIAS, EMISSORA É CHAMADA DE FASCISTA
Jornal das Dez / GloboNews
Manifestantes desocupam marquise do Congresso após negociar com a polícia

PROTESTOS TAMBÉM CONTRA A COBERTURA DA MÍDIA PARTIDARIZADA QUE CLAMOU POR REPRESSÃO CONTRA MANIFESTANTES
Blog do Zé
Retomada das ruas deve ser comemorada e servir de exemplo
A imensa maioria dos participantes era e é de jovens protestando e nos dizendo claramente que é hora de avançar nas reformas e nas mudanças, começando pela forma de governar e fazer política.
Uma das razões dos protestos é a própria cobertura da mídia sobre as manifestações. Volto a dizer: a mesma mídia que clamou por repressão contra os manifestantes

Terra
Globo e Veja viram alvo de manifestantes em novo ato em SP
Repórteres da Globo foram cobrir a manifestação com microfones descaracterizados para evitar que fossem hostilizados

APESAR DE HOSTILIZADA, FOCO DA MÍDIA PARTIDARIZADA NA COBERTURA DAS MOBILIZAÇÕES TEM OBJETIVO CLARO
CA
PiG enfiou o passe livre no bolso. É o golpe de Chávez
Os jovens que não se “contaminaram” com a política realizarão uma obra-prima da política continental: o Golpe de Estado midiático.
O movimento do Passe Livre ultrapassou o alcance das redes sociais.
Ele foi abduzido pelo PiG – e sobretudo pela Globo.
O Globo convoca as manifestações – dá endereços e tudo.
A GloboNews se auto-intitula Governo e diz o que o Governo deve fazer.
A Globo aberta dá uma de João sem braço: enaltece o caráter pacífico, “constitucional” dos manifestantes – mas desequilibra a cobertura.
A Dilma no jornal nacional fala 4 segundos e o pau na Dilma dura 40 minutos.
Omite que o Haddad abriu espaço para negociar COM os empresários donos de ônibus – enquanto seus repórteres tentam dar a impressão de que ele recuou covardemente

HULK E ANDRÉ LUIZ, JOGADORES DA SELEÇÃO, COMO A MAIORIA DA POPULAÇÃO, APOIAM MANIFESTAÇÕES DESDE QUE SEJAM PACÍFICAS
TV Estadão
O atacante Hulk e o zagueiro David Luiz manifestaram apoio aos protestos contra o aumento das tarifas do transporte público e o gasto para a Copa do Mundo

RÉPLICA DE CLAUDIA RIECKEN PARA O COMENTÁRIO BOÇAL DE ARNOLDO JABOR
TV Afiada
Sensacional ! Claudia não usa ônibus e joga vinagre no Jabor

BUROCRATIZADO, GOVERNISTA, PT NÃO DEMONSTROU CAPACIDADE DE SE INOVAR E VOLTAR ÀS RUAS, AFIRMA HISTORIADOR
Viomundo 
Virada política – por Lincoln Secco
O PT é melhor do que o PSDB evidentemente. Só que este partido não pode contar mais com apoio militante que não seja profissionalizado. Suas políticas sociais já dormem sob um cobertor curto que ao se puxar para cobrir a cabeça, os pés ficam de fora. É que quando as pessoas conquistam direitos, elas querem mais. 
Se a ousadia (ou mesmo o cálculo eleitoral que, afinal de contas, tem sido a única coisa de interesse para seus dirigentes) fizesse o PT defender a tarifa zero, ele criaria o seu segundo bolsa família no Brasil.
Mas o futuro dessa geração nova que vai às ruas diz respeito a outra coisa. Se os partidos saberão interpretar o seu desejo é problema deles. 
O que o Movimento do Passe Livre apontou é uma questão maior: poderá a autonomia das ruas se expressar em novas formas de organização ou será enjaulada no discurso dos donos da Grande Imprensa?

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL
Folha
Jornais europeus analisam protestos; "NYT" mostra PM jogando spray


DIREITOS HUMANOS


COM O ABSURDO  ENTENDIMENTO QUE CLASSIFICA O HOMOSSEXUALISMO COMO DESORDEM PSÍQUICA, COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVA TRATAMENTO PSICOLÓGICO PARA ALTERAR A ORIENTAÇÃO SEXUAL DE HOMOSSEXUAIS 


Terra / BBC
ONG critica aprovação de projeto que permite 'cura gay' no Brasil
Uma organização internacional de direitos civis criticou nesta terça-feira a aprovação do decreto legislativo que autoriza o tratamento psicológico para alterar a orientação sexual de homossexuais no Brasil, uma bandeira do deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP).
A proposta aprovada por votação simbólica na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara ainda precisa passar por outras duas - de Constituição e Justiça e de Seguridade Social - antes de seguir para o plenário.
O projeto, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), derruba dois trechos de uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia que proíbem os psicológicos de praticar a chamada "cura gay" ou apoiar verbalmente as manifestações que busquem classificar o homossexualismo como um desordem psíquica

OAB LAMENTA APROVAÇÃO 
G1
Para OAB, aprovação de 'cura gay' por comissão é 'lamentável'
O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wadih Damous, classificou nesta quarta-feira (10) como "lamentável" a aprovação pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara do projeto que autoriza piscólogos a proporem tratamento para reverter a homossexualidade, a chamada "cura gay"

QUESTÃO INDÍGENA

"RELATÓRIO FIGUEIREDO" DETALHA VIOLÊNCIA PRATICADA HÁ ANOS CONTRA POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
iG
Relatório ‘perdido’ aponta atrocidades contra índios no Brasil
O extermínio de tribos indígenas inteiras, métodos cruéis de tortura praticados contra índios, principalmente por interessados em suas terras e com o aval do Estado. 
Essas são práticas detalhadas no documento de sete mil páginas, a que o  iG teve acesso, conhecido como Relatório Figueiredo. O material, que se julgava ter sido destruído em um incêndio no Ministério da Agricultura, em junho de 1967, foi encontrado recentemente, intacto, no Museu do Índio, no Rio de Janeiro.
O documento leva o nome de seu autor, o procurador Jader de Figueiredo Correia, que morreu em um acidente de ônibus em 1976, aos 53 anos. Os dados revelam que o órgão que seria responsável por proteger os índios das violações deu aval para a violência cometida pelas chamadas “frentes civilizatórias”.  As primeiras informações sobre a existência do relatório foram noticiadas, em abril, pelo jornal O Estado de Minas

CONFLITOS EM TERRAS INDÍGENAS
Entre Aspas – GloboNews – 04/06/2013
Vídeo: Convidados debatem conflitos relacionados à posse de terras indígenas
Duração: 25m21s

VANUCCHI CRITICA ALINHAMENTO DE GLEISE HOFFAMNN COM FAZENDEIROS
Folha
Ex-ministro de Lula diz que Gleisi está 'alinhada' com fazendeiros
O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos no governo Lula, Paulo Vannuchi, disse nesta quinta-feira (13) que a equipe da presidente Dilma Rousseff está dividida na questão indígena e que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, está "visivelmente" alinhada com os fazendeiros.

MINISTROS SAEM NA DEFESA DE GLEISE HOFFMANN
Folha
Em nota, ministros defendem Gleisi Hoffmann das afirmações de Vanucchi
Para Carvalho e Rosário, há uma 'política unitária' no governo sobre questão indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário