sábado, 8 de junho de 2013

RodapéNews 070613

RodapéNews - 07/06/2013, sexta-feira (informações de rodapé e outras que talvez você não tenha visto)

FILME "SALVE GERAL" COMPLETO

FILME MOSTRA A ATUAÇÃO DO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC) NA ONDA DE ATAQUES, EM 2006, QUE AMEDRONTOU SP
Youtube
Salve Geral,  um filme de Sérgio Rezende
A história aborda os acontecimentos envolvendo a violência do Primeiro Comando da Capital em São Paulo, em 2006. Foi escolhido para ser o representante brasileiro ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.
Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. 
Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. 
Paralelamente, o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. 
Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.
[Sinopse extraída blog AdoroCinema e do Wikipédia]
Duração: 2h01m

RELEMBRE
iG - 24/06/2012
Em 2006, onda de ataques amedrontou São Paulo
Série de atentados atribuída ao PCC alimentou boatos que instalou o caos na cidade há seis anos

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE A ATUAÇÃO DO PCC, A EXPANSÃO DO CRIME ORGANIZADO PARA OUTROS ESTADOS E QUEM SÃO OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS PELA ONDA DE VIOLÊNCIA EM SP

OUTUBRO DE 2009 - EX-SECRETÁRIO DE SEGURANÇA NEGA ACORDO COM O PCC

O Globo – 11/10/2009
Ex-secretário de Segurança Pública de SP, Saulo de Castro Abreu, nega negociação, apresentada em filme, entre PCC e Polícia de SP
“Quem assiste ao filme “Salve geral”, que estreou há uma semana, conclui que os ataques comandados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo, em maio de 2006, só terminaram porque o governo estadual fez um acordo com a facção. A versão da história, noticiada pela imprensa na ocasião e confirmada em depoimento no Congresso pelo líder da facção, Marcos Herbas Camacho, o Marcola, é negada pelo secretário da Segurança Pública do estado na época do conflito, Saulo de Castro Abreu Filho

MAIO DE 2013 - LIVRO, DE AUTORIA DE CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS, SOCIÓLOGA DA USP, MOSTRA QUE O GOVERNO DE SP VEM SENDO DERROTADO PELO CRIME ORGANIZADO

iG – 23/05/2013
Nada acontece nas prisões que não passe pela intermediação do PCC, diz socióloga
Autora de livro conta como facção que nasceu em presídios se espalhou pelo País. “Não somos uma organização criminosa. Somos uma organização de criminosos", diz integrante.
Escrito depois de quatro anos e meio de pesquisa, o livro PCC - Hegemonia nas Prisões e Monopólio da Violência (Editora Saraiva, 415 páginas, R$ 118,00), da socióloga Camila Caldeira Nunes Dias, da USP, mostra que o governo de São Paulo vem sendo derrotado pelo crime organizado. Consolidado depois de 20 anos de atuação, o PCC domina as prisões como força paralela ao Estado, controla a economia subterrânea alimentada pelo tráfico de drogas e está se expandindo para outras regiões do País

MAIO DE 2013 - OPERAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL COMBATEU PCC

Domingo Espetacular - 26/05/2013
Exclusivo: saiba como funciona a facção criminosa mais perigosa do País
A reportagem do Domingo Espetacular registrou os bastidores da operação que prendeu milhares de criminosos de uma só vez. 
Acompanhe os detalhes da investigação e o momento das prisões

JUNHO 2013 - PRISÕES DOMINADAS PELO PCC EM SP AJUDAM DETENTOS A AMPLIAR A REDE CRIMINAL – QUARTEL GENERAL DO CRIME ORGANIZADO ESTÁ INSTALADO NA PENITENCIÁRIA DE SEGURANÇA MÁXIMA DE PRESIDENTE VENCESLAU (SP)

Estadão – 01/06/2013
Networking  do crime
Em abril, São Paulo ultrapassou a casa dos 200 mil presos. Eles se amontoam em apenas 102 mil vagas disponíveis no sistema penitenciário paulista. Quais os resultados dessa política de encarceramento em massa? A socióloga Camila Nunes Dias, que lança na quarta-feira o livro PCC – Hegemonia nas Prisões e Monopólio da Violência (Editora Saraiva), em que descreve o papel da facção nas prisões de São Paulo, mostra como os efeitos colaterais do remédio (a pena de privação de liberdade) podem, muitas vezes, ser piores que a própria doença a ser curada (o crime). Diante da força do PCC, ela afirma que o sistema penitenciário vive um impasse

JUNHO 2013 - DE OLHO NAS ELEIÇÕES DE 2014, GOVERNO ALCKMIN E POLÍCIA MILITAR - EM PARCERIA COM A GLOBO - PROCURAM CULPAR A PREFEITURA PAULISTANA PELA ONDA DE VIOLÊNCIA NA CIDADE, RESPONSABILIZANDO-A PELO "BREU" EM ALGUMAS REGIÕES

Bom Dia, SP - 06/06/2013
Vídeo: Levantamento mostra que falha na iluminação em SP não tem relação com furtos
Secretário de Serviços, Simão Pedro, que aparece na segunda parte do vídeo (dos 7m10s aos 13m27s), é entrevistado. 
O secretário  fala do sucateamento da área, advindo da gestão anterior, e aponta as iniciativas que estão sendo no momento, além de outras que serão adotadas a médio e longo prazos

ESTÁ TUDO DOMINADO

JUIZ NO BRASIL PEGO COM A MÃO NA BOTIJA, COM LIGAÇÃO COM O TRÁFICO E O PCC, EM VEZ DE SER CONDENADO À PRISÃO, É “CONDENADO” À APOSENTADORIA
[O que o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo, tem a dizer a respeito destes e de outros casos semelhantes?]

Terra Magazine - 14/09/2010
Juiz de São Paulo, do Fórum do Tatuapé, é afastado por ligações com o PCC
O juiz da 1ª Vara da Família do Tatuapé, Alberto Amorim Micheli foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por causa de ligações com o crime organizado. A informação foi publicada no jornal Tribuna do Direito e confirmada pelo Tribunal, nesta terça-feira (14), em consulta de Terra Magazine.
A reportagem cita possíveis relações da ex-mulher de Micheli, a advogada Suzana Miller Volpini, com pessoas suspeitas de fazerem parte do Primeiro Comando da Capital (PCC).
O Ministério Público denunciou Suzana por formação de quadrilha e falsidade ideológica
Viomundo – 05/06/2013
Com ligações comprovadas com traficante, juiz de Brasília é aposentado compulsoriamente
Vilmar José Barreto Pinheiro, juiz que mandou prender em 1997 a banda Planet Hemp, foi agora aposentado compulsoriamente por ter recebido propina de um traficante. 
Esta notícia é mais uma das várias mostras da hipocrisia e da falsa moralidade que rondam todos os setores da sociedade brasileira.
Veja que beleza: o cidadão, digo o juiz, é pego com a mão na botija e em vez de ser condenado à prisão é “condenado” à aposentadoria, ou seja, é condenado a receber R$ 28 mil por mês, e quando morrer, se a mulher ficar viúva, também receberá este valor, devidamente corrigido, até a morte.
Pouca vergonha. 
Depois querem que nós, simples mortais, aceitemos as decisões da Justiça brasileira.

RICAS E BONDOSAS CRITICAM VIOLÊNCIA EM SP EM FESTA NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, NO BAIRRO DO MORUMBI

Folha – Coluna da Mônica Bergamo – 07/06/2013
Ricas, bondosas e inseguras
A noite era para incentivar uma ação do bem. Mas as más notícias sobre a violência dominaram as conversas entre os 400 convidados de jantar beneficente, na quarta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de SP.
  • Morumbi é o bairro onde tem mais assalto
"É uma coisa impossível o que está acontecendo, uma judiação", dizia a advogada Regina Manssur, ex-"Mulheres Ricas", da Band. "Moro aqui no Morumbi. É o bairro onde tem mais assalto. Você tem que ter carro blindado, não pode mais correr na rua, ir até a esquina é perigoso.”
  • Na questão da segurança, estou insatisfeita com o meu candidato 
Manssur dizia que votou no anfitrião da noite, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), em 2010. "É um paulista, e sou um pouco bairrista. Eu gosto dele. Em que pese a violência... Alguma coisa tem que ser feita. Na questão da segurança, estou insatisfeita com o meu candidato.
  • Chocada com assassinato do funcionário do colégio Sion
Para a empresária Helena Mottin, que se disse "chocada" com o assassinato de um funcionário do colégio Sion, em Higienópolis, a violência está "revoltante". "Estamos cansados de ver tragédias horrendas acontecendo."
  • É preciso mudar muita coisa
Até a estrela da noite, o cantor e empresário Reinaldo Kherlakian, comentava: "É preciso mudar muita coisa". Ao mesmo tempo, saía em defesa de Alckmin. "Ele não tem culpa. O que ele pode fazer? Tem que modificar todas as leis. Teria que começar lá no Congresso."

Folha – 07/06/2013
'Sensação de insegurança' pode dificultar reeleição de Alckmin – por Vera Magalhães
Segundo a análise da jornalista, índices elevados de roubos e latrocínios e casos de tiroteio à luz do dia em bairros onde mora e trabalha a classe média alta são demonstrativos do apagão da segurança em SP.
Diante desses fatos, o eleitor que votou em Alckmin em 2010, pode buscar outras opções caso continue a se sentir ameaçado.
No final de seu artigo, pede que o leitor acompanhe os depoimentos de socialites e empresários na coluna Mônica Bergamo de hoje, reproduzida no link acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário