terça-feira, 11 de junho de 2013

Multas por trânsito em faixa exclusiva de ônibus disparam na capital p

Crescimento em 2013 foi de 1.000%, em relação ao ano passado.

Nos corredores de ônibus, aumento de infrações foi de 5%.

Do G1 São Paulo

As multas por tráfego nas pistas exclusivas de ônibus dispararam este ano na capital paulista. Nos quatro primeiros meses de 2013, foram registradas emSão Paulo mais de 45 mil multas a motoristas que entraram na pista dos ônibus, as faixas exclusivas à direita. Um crescimento de 1.000% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos corredores, nas pistas dos ônibus que ficam à esquerda, as invasões foram mais comuns: 96 mil, um aumento de 5%, informou o Bom Dia São Paulo.
A multa para quem desrespeitar e trafegar pela faixa é de R$ 53, mais a perda de três pontos na Carteira de Nacional de  Habilitação (CNH). A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (10) a implantação da faixa exclusiva para ônibus na Marginal Tietê.
A criação da faixa exclusiva de ônibus é uma tentativa de compensar o aumento da lentidão na via expressa. Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que o congestionamento na Marginal Tietê só melhorou depois da restrição aos caminhões só melhorou de manhã, quando houve uma redução de 15% nas filas.
 Nos pontos, os passageiros perceberam que os ônibus estão demorando mais. “A partir das 16h demora mais ainda e já vem cheio, já cheguei a esperar duas horas pelo ônibus”, reclama a atendente de lanchonete Maíra da Silva.Já no fim da tarde e à noite, quando os caminhões também estão proibidos de circular na via, a lentidão aumentou mais de trinta por cento. Entre 17h e 20h, as filas na marginal passaram de 20 km para mais de 26 km.
Mais de 30 linhas municipais passam pela marginal. A faixa exclusiva vai funcionar nos trechos onde a circulação é maior. Os ônibus terão exclusividade nos dois sentidos da marginal entre as pontes das bandeiras e a Aricanduva. A maior parte, de quase oito quilômetros, será no sentido Ayrton Senna. No sentido Castello Branco, a faixa será menor, terá 5 km. No total, serão quase 13 km de extensão.
A faixa exclusiva vai funcionar de segunda a sexta-feira; de manhã no sentido Castello Branco e à tarde no sentido Rodovia Ayrton Senna. A CET acredita que já será suficiente para aumentar a velocidade dos ônibus na via.
“A gente está separando os ônibus do trânsito em geral pressupondo criar um espaço cativo e ao mesmo tempo melhorar o desempenho dos ônibus visando chegar ao final da gestão num índice bastante significativo numa média de 25km/h a velocidade”, explica o diretor de operações da CET, Maurício Régio.
Medidas que privilegiam o transporte público são sempre bem vindas para quem estuda a cidade. “Ninguém mais resolve o problema da mobilidade por transporte individual na cidade de São Paulo. Nem com alargamento da Marginal Tietê, nem com Rodoanel. Agora, chegou a hora do transporte coletivo, doa a quem doer”, diz o consultor de engenharia de tráfego e transportes Horácio Figueira.
A expectativa é que mais pessoas passem a usar transporte público na Marginal Tietê. Nas contas da CET isso significa o levar 200 mil nos ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário