quarta-feira, 19 de junho de 2013

Comissão de Transporte: Deputado Gerson Bittencourt (PT) fala sobre as manifestações em todo país

O Deputado Gerson Bittencourt na Comissão de Transporte (PT) falou sobre as manifestações que estão acontecendo em todo o país em decorrência do aumento da passagem de ônibus, e disse que elas são legítimas e oportunas, já que vivemos em um país democrático. Assim como nas entrevistas que concedeu às rádios CBN e Band, na segunda 17 de junho, e para a TVAlesp, o Deputado fez as seguintes ponderações na Comissão:

“As mobilizações são legitimas e oportunas. Legitimas, pois vivemos em um estado democrático e todos têm o direito de protestar, organizados ou não em movimentos sociais ou partidos políticos. Oportunas, pois os valores das tarifas com o transporte público são altos e a qualidade deixa a desejar. Oportunas ainda, pois pela primeira vez temos elevados investimentos federais em transporte público em todo país, através do PAC da mobilidade urbana, as obras estão em andamento ou os projetos em elaboração pelas prefeituras e governos estaduais, combinados com a desoneração do custo do transporte em cerca de 7% (mudança no INSS e isenção do PIS e COFIS) feitas pelo governo federal, que produziram um ineditismo (as tarifas baixaram pela primeira vez). Isto tudo proporcionou uma sensação que era (e realmente se concretiza) possível reduzir ainda mais, então vamos à luta.
Houve indiscutivelmente um exagero e despreparo da PM de São Paulo na manifestação da última quinta feira (e as manifestações desta segunda-feira confirmaram esta questão – não houve depredação ou pancadarias). Portanto, não podemos generalizar que todos os grupos e tribos querem esse tipo de ação ou são jovens sem causa. Os vândalos são uma minoria e a causa real é clara e perceptível para todos – preço das tarifas e qualidade do transporte. Muito menos criminalizar esse movimento (as mobilizações de ontem mostraram pessoas de todas idades e condições sociais e econômicas) num grande e pacífico movimento.
Não fiquemos só na discussão sociológica das manifestações (ela também é importante), mas precisamos aproveitar a oportunidade e avançar na pauta sugerida pelo movimento (custo e qualidade). Temos ainda a possibilidade de desonerar cerca de 20% da custo do transporte, basta que todos (executivo, legislativo e sociedade nas três esfera da federação) participem com esta disposição. Podemos ainda aumentar os subsídios para baixar ainda mais as tarifas. É preciso perseverar.” Pontuou o Deputado Gerson Bittencourt.
Ainda na Comissão de Transporte, foi aprovado na reunião de terça, 18 de junho, o Requerimento dos Deputado Gerson Bittencourt e Alencar Santana, no qual convoca o Diretor-Presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, afim de prestar esclarecimentos sobre os reajustes das tarifas de ônibus definidos pela Empresa, em virtude da diferença em relação aos índices definidos pelo Metrô e pela CPTM e também das variações entre as linhas administradas pela EMTU, como por exemplo a linha de transporte do Corredor ABD, que teve reajuste acima da média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário