terça-feira, 31 de julho de 2012

Lotação faz Metrô se transformar num ringue de MMA


metrô

Lotação nos transportes, lotação do metrô, lotação no metrô de São Paulo, excesso de lotação no metrô, excesso de lotação no Metrô de São Paulo, caso de agressão no metrô, casos de agressão entre passageiros, aumento dos passageiros do Metrô, aumento dos passageiros da CPTM, lotação nos trens, lotação nos trens da CPTM, Metrô de São Paulo, CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Delpom – Delegacia do Metropolitano, delegado-titular da Delpom – Delegacia do Metropolitano, Valdir Rosa, Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, MMA, metrô e MMA, expansão do Metrô, pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp, Ricardo Monezi, lesão corporal, lesão corporal culposa, lesão corporal dolosa, Adamo Bazani, Blog Ponto de ônibus, metrô, ônibus, Rafael Italiani, do Agora São Paulo, problemas de transportes, mobilidade urbana, problemas de mobilidade urbana
Excesso de lotação causa violência no metrô
Número de agressões em estações e composições disparou. Segundo Delegacia de Polícia do Metrô, lotação, pressa e estresse são os principais motivos
ADAMO BAZANI – CBN
Do Blog Ponto de Ônibus
A carência de mais linhas de metrô combinadas com corredores eficientes de ônibus e a forma como tem se expandido a rede metroviária em São Paulo, que acaba concentrando mais pessoas nas estações que já saturadas em vez de dividirem a demanda têm causado não só problemas nos transportes, mas também representam risco à integridade física dos passageiros.
Dados da Delpom – Delegacia do Metropolitano, divulgados em reportagem assinada por Rafael Italiani, do Agora São Paulo, revelam que o número dos casos de lesão corporal dolosa, ou seja, aquela cometida com intenção, subiu 31% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Em números absolutos, foram 178 casos de janeiro a junho de 2012 contra 135 neste intervalo do ano passado.
A lesão corporal dolosa não engloba casos como esbarrões e quedas por atrito sem querer. São ações provocadas com intenção pelos passageiros contra as pessoas que dividem os trens, as estações e plataformas.
As pessoas da mesma forma que no trânsito lutam por espaço, no metrô fazem a mesma coisa, só que com agressão direta.
O repórter ouviu o pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp, Ricardo Monezi, que atribuiu ao nervosismo causado pelos serviços não prestados de forma adequada como a principal causa das agressões.
“O passageiro nervoso tem um instinto mais primitivo para forçar a entrada (nas composições), causando briga. É quase um ringue de MMA” – disse o estudioso.
O delegado titular da Delpom – Delegacia do Metropolitano, Valdir Rosa, concorda e diz que a principal razão de os passageiros estarem “mais violentos” é o excesso de lotação.
Também de janeiro a junho deste ano em relação à igual período do ano passado, a demanda de passageiros no Metrô subiu 20% e nos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos a alta foi de 14,5%.
A quantidade de passageiros do Metrô no primeiro bimestre de 2011 foi de 523,2 milhões contra 628 milhões em 2012. A CPTM transportou no período de 2011, 328,3 milhões de pessoas e neste ano, 376 milhões.
O número de lesões corporais culposas, ou seja, sem intenção, também cresceu no primeiro semestre. Foram 45 casos contra 39 em relação à igual período do ano passado, o que significa alta de 15%.
A situação em que se encontra o metrô em relação à lotação é o principal empecilho para as pessoas deixarem o carro em casa. O sistema é rápido e os trens são limpos, mas a malha é limitada, sobrecarregada e não recebe uma complementação necessária com serviços de ônibus.
BOA NOTÍCIA QUANTO AOS ROUBOS:
Se os passageiros estão mais nervosos e violentos no metrô por causa da lotação, a criminalidade reduziu, de acordo com a delegacia.
Os casos de roubo, quando a vítima é ameaçada, agredida ou rendida, passaram de 117 no primeiro bimestre de 2011 para 86 no período deste ano, o que representa uma queda de 26,49%. Já os furtos, ou seja, sem intimidação da vítima, caíram 52,22%, passando de 1 mil 620 casos contra 774 também comparando o primeiro bimestre de 2011 com o de 2012.
O delegado-titular da Delpom – Delegacia do Metropolitano, Valdir Rosa, atribui a queda ao número maior de agentes de segurança, policiais e câmeras nas estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário