sábado, 21 de julho de 2012

A expansão das montadoras chinesas


Por Marco Antonio L.

Do Vermelho
Montadoras chinesas continuam expansão rápida no mundo
Algumas montadoras chinesas registraram expansão rápida no mercado global durante o primeiro semestre deste ano, apesar da recessão econômica internacional e desacelerada venda nacional.
Durante uma exposição de automóveis na cidade de Changchun na Província de Jilin, nordeste da China, Huang Haitao, vice-gerente de vendas da Geely, uma principal fabricante de automóveis na China, disse que a companhia está pronta para expandir seu mercado na Europa.Huang assinalou que as exportações da Geely na primeira metade do ano dobraram em relação ao mesmo período do ano passado, acrescentando que a companhia exportou mais de 6,5 mil unidades em maio e mais de 10 mil em junho.

Dados divulgados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis mostraram que a China exportou 487,9 mil carros durante o primeiro semestre, uma alta anual de 28%.

No mercado russo, o Lifan Group, com base em Chongqing, vendeu 4.545 carros durante o primeiro trimestre, 69% a mais que no mesmo período de 2011. As exportações da montadora Chery durante o período foram 2,5 vezes a mais que o mesmo período do ano passado e as da Geely foram 3,65 vezes superior, informou a Associação de Negócios Europeus.

Xing Wenlin, vice-presidente da Great Wall Motor (GWM), afirmou que sua companhia exporta carros a diversos países, incluindo a Rússia, Austrália, Itália e Chile.

As exportações da GWM à Rússia chegaram a 20 mil unidades em 2011, representando aproximadamente 25% das exportações totais da companhia. A GWM exportou 9 mil unidades à Rússia durante os primeiros cinco meses do ano, um aumento anual de 32%.

Apesar da uma crescente participação no mercado global, as montadoras chinesas enfrentam ainda grandes desafios, advertiram especialistas.

Muitos funcionários do setor disseram na exibição que a valorização da moeda chinesa e o crescente custo de mão-de-obra e de materiais afetaram a competitividade dos fabricantes chineses.

Além disso, as empresas chinesas apresentam uma falta de estratégia clara de desenvolvimento no exterior, de uma filosofia operacional avançada e da capacidade de realizar pesquisa e desenvolvimento significativos.

Fonte: Rádio Internacional da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário