quinta-feira, 19 de julho de 2012

Conselho Nacional de Trânsito publica norma sobre instalação de sistema de bloqueio e rastreamento



Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Deliberação nº 128/2012, no Diário Oficial da União, onde estabelece que, a partir de janeiro de 2013, 20% dos automóveis e caminhões novos produzidos no país terão de ter instalado o sistema de bloqueio e rastreamento – Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (SIMRAV).
Essa deliberação estabelece um novo cronograma para que o sistema, conhecido como kit antifurto, seja implantado gradualmente nos veículos nacionais – automóveis, camionetas, caminhonetes, utilitários, caminhões, micro-ônibus, tratores, reboques, ciclomotores, motonetas, triciclos, quadriciclos e motocicletas.
Um dos objetivos é diminuir o número de furtos de veículos.
Até o dia 30 agosto de 2013, de acordo com a norma, 100% dos automóveis de todos os gêneros produzidos no Brasil deverão estar com o sistema instalado de fábrica, com exceção dos ciclomotores, motonetas, triciclos, quadriciclos e motocicletas, cujo prazo termina janeiro de 2014.
Para os automóveis e caminhões já fabricados a instalação será optativa. Ou seja, nenhum motorista será obrigado a ter o sistema, mas se tiver interesse deverá contratar uma empresa privada.
Os fabricantes ou importadoras automobilísticas deverão homologar seus modelos no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Fonte: Ministério das Cidades, Por Karoline Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário