sexta-feira, 20 de julho de 2012

Concorrência para VLTs da Baixada Santista é adiada


20 julho de 2012 
|

Foto: Divulgação
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo comunicou na quinta-feira (19/07) o adiamento da sessão pública de abertura e entrega de propostas para a licitação de 22 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que irão operar na Baixada Santista.
Os envelopes, que deveriam ser abertos nesta sexta, poderão ser entregues até a próxima semana, no dia 27 de julho.
Esta é a segunda vez que a estatal adia a licitação em virtude do recebimento de pedidos de esclarecimento do edital. A concorrência, do tipo menor preço, é internacional e o primeiro veículo da encomenda deverá ser entregue no prazo de até 18 meses após a assinatura do contrato. O custo total dos VLTs é de aproximadamente R$ 284 milhões.
Os veículos irão operar no trajeto de 15 quilômetros que ligará o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Valongo, em Santos. Esta primeira fase do projeto do VLT da Baixada Santista deverá atender 70 mil passageiros por dia.
Fonte: Revista Ferroviária
Comentário Setorial
Essa é outra obra que mostra o descaso do governo do PSDB de São Paulo com a mobilidade urbana. Há mais de quatorze anos que vem sendo prometida e não sai do papel. No Plano Plurianual 2004-2007, do Alckmin a promessa era para estar pronto em 2007, no PPA 2008-2011 do Serra, o prazo se expirou em 2011. É a "jestão" tucana. Todo ano eles enchem páginas e páginas dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo com obras que nunca saem do papel. Como o jornalismo paulista é da base aliada tucana, os jornalistas nunca cobram o que foi prometido no ano anterior e assim a farsa prossegue.  Se 10% de tudo que foi prometido em transporte coletivo tivesse sido realizado, São Paulo não teria atualmente um apagão nos transportes.  O VLT é uma obra muito importante para toda a Região da Baixada Santista que carece de transporte de qualidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário