quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Microfloresta Urbana Zumbi dos Palmares- TodaVida

 ANTP

Quando pensamos no desenvolvimento das cidades, a colaboração entre os diversos atores sociais que compõem o espaço urbano é essencial para tornarmos nossas comunidades mais resilientes. As grandes ilhas de calor em áreas centrais e a poluição do ar são um enorme problema. Com esse foco, a Associação TodaVida (ONG) mobilizou profissionais de diversas áreas, que estão trabalhando de forma voluntária, para entregar à comunidade a primeira Microfloresta Urbana do RS.
 500 mudas de árvores nativas serão plantadas em uma área de 120 m², em pleno centro de Porto Alegre, além de um espaço de convivência de 170 m².  O local escolhido é largamente utilizado pela população nos dias de feira livre e em manifestações, porém em outros dias serve de estacionamento.  
As microflorestas urbanas utilizam uma metodologia desenvolvida pelo professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês de Estudos Internacionais de Ecologia, Dr Akira Miyawaki. Com eficiência comprovada em mais de 3000 florestas criadas em todo mundo, a técnica acelera o processo de crescimento e formação de florestas de 10 a 20 vezes, melhora em até 30 vezes a absorção de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e CO², aumenta a biodiversidade pois é orgânica e em 3 anos fica livre de manutenção. 
Na área destinada à convivência haverá uma uma cisterna para captação da água da chuva que fará a irrigação da microfloresta quando necessário e está sendo negociada com a Ecotelhado. Uma árvore solar da LLBC e OZ Engenharia, também instalada nesta área, iluminará o espaço, terá as funções de controlar a umidade do solo, movimentar a bomba para irrigação, além de sonorização para eventos e carga de celulares. Uma estátua em homenageando ao Zumbi dos Palmares será confeccionada pela artista plástica Arminda Lopes.  
Para que este projeto seja completamente viável, a Associação TodaVida e parceiros criaram uma campanha de crowdfunding através do site https://www.kickante.com.br/campanhas/microfloresta-urbana-todavida. Convidam a comunidade porto-alegrense a tomar parte nesta ação comunitária, que pretendem seja a primeira de muitas para tornar nossa cidade mais saudável e com a participação de todos os cidadãos.  
Saiba mais sobre este projeto: https://www.facebook.com/MicroflorestaUrbana

Eng. Ligia Miranda - Presidente da Associação TodaVidaTelefone 55-51-99571167

Nenhum comentário:

Postar um comentário