segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Lançamento do livro Mobilidade Urbana no Brasil






Evaristo Almeida

O evento está sendo patrocinado pela Liderança da Bancada do PT na Alesp, através do deputado José Zico Prado e da Fundação Perseu Abramo.
Quando: 08 de dezembro de 2016
Local : Plenário Juscelino Kubistchek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Horário: 19 horas
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo – SP
Contato : evaristoalmeida@gmail.com


Sobre o livro
A ideia do livro Mobilidade Urbana no Brasil nasceu de um encontro do Setorial Nacional de Transportes do PT, em Fortaleza em 2014 e tem como ponto de partida oferecer elementos ao povo brasileiro para fomentar a construção de cidades sustentáveis.

A nossa concepção engloba a identificação, compreensão e valorização do espaço público que são as cidades;  inclusive a contradição e interesses divergentes entre as classes sociais que as formam.

Nas cidades brasileiras, a especulação imobiliária desenfreada provoca a dicotomia centro-periferia, que expulsa a população das áreas centrais servidas com empregos e serviços públicos. É preciso uma reforma urbana.

Para dinamizar a mobilidade urbana temos de resgatar o sentido de cidade, com inclusão, participação social e busca da qualidade de vida; afinal as cidades são uma grande invenção da humanidade.

Esse livro é uma obra coletiva, aberta ao diálogo e à reflexão, fruto do trabalho e da experiência plural com contribuição de professores universitários, sindicalistas, médicos, cicloativistas, ped_ativistas, técnicos de transportes, movimento social, associações, entre outros, que contribuíram de forma voluntária e a quem seremos eternamente gratos.

Essa é uma obra para a sociedade brasileira.
O livro organizado por Evaristo Almeida, tem 35 artigos, conta com 46 articulistas com apresentação do prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad, abordando a mobilidade de forma bastante abrangente em 11 capítulos que tratam do direito à cidade, da questão da urbanização brasileira, moradia, do conceito de mobilidade que prioriza o pedestre, o ciclista e o transporte público coletivo, do marco regulatório; apresentação dos modos de transportes, mobilidade ativa (andar a pé, ciclovia e calçadas), tarifa, tarifa zero, bilhetagem eletrônica, efeito da poluição automotiva na saúde da população, sistema metroferroviário brasileiro (metrôs e ferrovias urbanas), a questão sindical, novas tecnologias (Aeromóvel e MagLev Cobra), gestão de trânsito, do transporte individual, do risco que correm os motociclistas, da importância dos trabalhadores nos modos de transportes, a logística urbana na distribuição de bens, a autoridade metropolitana de transportes, o Sistema Único de Transportes – SUT, o PAC Mobilidade Urbana e muito mais; uma obra abrangente feita de forma plural e democrática. O único requisito foi a visão progressista sobre o tema, na concepção dos autores:  

Adauto Farias
Afonso Carneiro
Ailton Brasiliense Pires
Altair Neri Bezerra 
Ana Carolina Nunes
Andrew Oliveira
Bruno Elias
Eduardo Dias de Souza
Eduardo Fagnani
Eduardo Pacheco
Daniel Telles
Fernando Henrique Guimarães Barcellos
Gabriela Callejas
Gerson Luís Bittencourt
Gilberto de Carvalho
Jânio Ayres
Jilmar Augustinho Tatto
João Sette Whitaker Ferreira
José de Filippi Jr.
Juarez Bispo Mateus
Karina Leitão
Keiji Kanashiro
Letícia Leda Sabino
Lúcia Maria Mendonça Santos
Luiz Antonio Cosenza
Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco)
Luiza Gomide de Faria
Marcos Bicalho
Maria Ermelina Brosch Malatesta
Marlene Furino
Meire Quadros
Mila Guedes
Nazareno Sposito Neto Stanislau Affonso
Rafaella Basile 
Raimundo Bonfim
Ramiro Levy
Renato Boareto 
Roberto Douglas
Ronaldo Tonobohn
Silvia Stuchi Cruz
Simone Scifoni
Tadeu Leite Duarte
Washington Quaquá
Ubiratan de Paula Santos 

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