quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Vendas de veículos caem 17,2% em agosto ante 2013, nota Anfavea

Foto: Reprodução Google Imagens
Foto: Reprodução Google Imagens
As vendas de veículos novos no Brasil corresponderam a 272,5 mil unidades em agosto, decréscimo de 17,2% em relação ao volume de um ano antes. Na comparação com julho, houve queda de 7,6% nos emplacamentos.
O desempenho contraria a expectativa de recuperação das vendas após os fracos resultados dos dois meses anteriores, afetados pelo menor fluxo de consumidores nas concessionárias por conta da Copa do Mundo.
Com isso, a queda dos emplacamentos no acumulado do ano, que estava em 8,6% até julho, foi para 9,7% no fechamento do mês passado, somando 2,23 milhões de unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Os números foram divulgados pela Anfavea, entidade que abriga as montadoras instaladas no país e que prevê declínio de 5,4% do consumo de veículos em 2014.
Quando se considera apenas os automóveis de passeio e os utilitários leves, foram emplacadas 259,5 mil unidades no mês passado, o que significa retração de 17,1% ante o resultado de um ano atrás. Na comparação com julho, as vendas nesse segmento cederam 7,4%.
O balanço da Anfavea mostra ainda que o setor de caminhões verificou redução de 18,3% nas vendas perante agosto de 2013 e de 12,8% na comparação com julho, somando 10,8 mil unidades.
Já as vendas de ônibus, de 2,2 mil unidades em agosto, caíram 24,3% ante igual período de 2013 e ficaram estáveis, com leve alta de 0,2%, na comparação com julho.
As importações, conforme a Anfavea, responderam por 18,1% de todos os veículos vendidos em agosto, acima dos 17,9% do mês anterior.
Exportações
As exportações de veículos — entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus — fecharam agosto com forte recuo na comparação com o mesmo período do ano passado, de 50,6%.
Em relação a julho, os embarques caíram 7,5%, conforme levantamento divulgado pela Anfavea, a entidade que representa as montadoras instaladas no país. No total, 31,7 mil veículos foram exportados no mês passado.
O resultado leva para 38,1% a queda das exportações no acumulado do ano. Até agosto, os embarques somaram 235,4 mil unidades. O fraco desempenho se deve, principalmente, ao menor consumo de carros na Argentina, destino de quatro em cada cinco veículos exportados por montadoras brasileiras. Restrições a produtos importados impostas pelo país vizinho nos primeiros meses do ano também contribuíram para a forte queda.
Em valores, a receita da indústria automobilística brasileira com exportações, que inclui embarques de autopeças, atingiu US$ 1,02 bilhão no mês passado, com queda de 39,5% em relação ao mesmo período de 2013.
No acumulado dos oito primeiros meses de 2014, as montadoras exportaram US$ 8 bilhões, 27,2% abaixo do montante de um ano atrás.
Fonte: Valor Econômico, Por Eduardo Laguna

Nenhum comentário:

Postar um comentário