segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Desempenho do Porto de Santos na contramão do pessimismo da imprensa

Por José Augusto Valente 
Se é verdade que o comércio exterior revela indicadores fundamentais para avaliação da economia de um país, o desempenho do Porto de Santos, principal porto da América do Sul, se mantem, teimosamente, na contramão do pessimismo cotidiano da imprensa brasileira.
O Porto de Santos registrou, em julho último, o segundo maior movimento para esse mês, atingindo 10 milhões de toneladas. Em julho de 2013, foram movimentadas 10,4 milhões de toneladas.
O desempenho da carga conteinerizada no Porto de Santos, que sempre se destaca, atingiu, em 2013, um crescimento de 8,8%. O índice é o maior do Brasil no ano e superior a média mundial (4,8%), conforme a consultoria marítima Drewry Maritime Research. Como comparação, o maior porto do mundo em operação de contêineres, Xangai (China), obteve crescimento de 3,3% em relação a 2012 (Lloyds).
No Brasil, além de Santos, registraram crescimento os portos organizados de Salvador (8,7%) Itaguaí (6,9%), Itajaí (4,4%), Rio Grande (2,4%) e Suape (0,6%).
O Porto de Santos respondeu por 47% da movimentação total do país, em quantidade de contêineres, seguido pelos portos de Paranaguá/PR (11,0%), Rio Grande/RS (9,0%), Itajaí/SC e Suape/PE, com 6,0% cada um.
A balança comercial atingiu o valor total de US$ 68,0 bilhões das cargas operadas em Santos, até julho, com a participação de 25,3% na movimentação das trocas comerciais brasileiras (US$ 268,9 bilhões). As exportações somaram US$ 33,8 bilhões (25,1%) e as importações US$ 34,2 bilhões (25,4%).
No fluxo de exportação, o complexo soja se destaca com o maior volume movimentado, acumulando 14,7 milhões de toneladas, ficando 7,8% acima do registrado no mesmo período do ano passado. O complexo soja respondeu por 23,4% do movimento geral do porto no período.
A destacar que, apesar desse crescimento, já não foram registradas filas de caminhões com soja, como ocorridas em anos anteriores, graças à implantação do agendamento eletrônico, pela Cia Docas do Estado de São Paulo – Codesp.
Como se vê, movimentação de cargas em alta, gargalos em baixa.
Mas você não verá essa notícia na imprensa.
Fonte: site do Porto de Santos
José Augusto Valente é especialista em logística e transportes.

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