segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Carvão e carros elevam emissões e a Alemanha se torna menos verde

Foto: Getty Imagens
Foto: Getty Imagens
Apesar da “revolução verde” da premiê Angela Merkel, que sempre rende manchetes de jornais, a imagem da Alemanha de líder mundial em políticas ambientais está ameaçada de ficar sob a sombra das chaminés e de uma nuvem de gases de escapamento.
O uso cada vez maior da lignito (tipo de carvão muito poluente) como fonte de energia vem pondo em dúvida a capacidade de Berlim cumprir a sua meta de médio prazo de emissão de dióxido de carbono (CO2).
As regulamentações da União Europeia (UE) estão ajudando a reduzir as emissões dos automóveis, mas os críticos denunciam uma relutância política de Berlim em enfrentar a paixão dos alemães pelos carros grandes e potentes.
Após ter liderado a redução das emissões graças em parte ao crescimento acelerado da geração de energia solar, eólica e outras fontes verdes, a Alemanha está agora ficando para trás. As emissões de CO2 da maior economia da Europa cresceram pelo segundo ano seguido em 2013, puxadas também pelo crescimento econômico.
Há apenas sete anos, a imprensa chamou Merkel de “a premiê do clima”, por ela ter convencido os líderes do G-8, incluindo o então presidente dos EUA, George W. Bush, a considerar o corte em 50% das emissões dos gases causadores do efeito estufa até 2050.
Ambiciosa na época, a meta parece ser ainda mais hoje, especialmente com a crise na Ucrânia elevando a questão da segurança energética na agenda política. “Em 2007, as pessoas achavam que seria um caminho fácil”, diz Christian Egenhofer, diretor da unidade de energia do Centro de Estudos de Políticas Europeias de Bruxelas.
Após o fracasso da conferência do clima de Copenhague em 2009, quase 200 países buscam chegar a um acordo na ONU para enfrentar as mudanças climáticas num encontro em Paris no fim de 2015. Com muitas nações ainda preocupadas em revitalizar o crescimento econômico, deverá ser difícil chegar a um acordo compulsório.
A “Energiewende”, ou mudança dos combustíveis fósseis e nuclear para as energias renováveis, é a peça central da política energética e ambiental de Merkel.
Desde 2000, quando os incentivos à energia verde foram introduzidos por uma coalizão dos social-democratas com os verdes, o setor de energias renováveis da Alemanha passa por um boom. Ele respondeu por 23,4% da energia gerada no país em 2013, em comparação a 6,2% em 2000.
Merkel adotou essa política após o acidente nuclear de Fukushima, no Japão, acelerando a desativação das usinas nucleares alemãs. Mas ela foi criticada por fazer o setor arcar com a maior parte dos custos dos subsídios à energia verde, o que aumentou os preços da energia no varejo.
Há uma grande preocupação com a dependência que a Alemanha tem do lignito, mais danosa ao meio ambiente que outros tipos de carvão. No ano passado, o lignito foi a maior fonte individual de energia da Alemanha, respondendo por 25,8%, e isso vem aumentando a cada ano desde 2010.
O Greenpeace afirma que nenhum outro país do mundo extrai e converte tanto lignito em eletricidade quanto a Alemanha. As usinas geradoras de energia movidas a carvão, responsáveis por cerca de um terço das emissões de CO2 da Alemanha, também estão pressionando as metas relacionadas às mudanças climáticas.
“A incapacidade de reduzir o nível persistentemente alto de geração de energia via queima de carvão ameaça as metas climáticas da Alemanha (…) e mina uma transição energética sustentável”, disse um relatório que teve como um dos autores Claudia Kemfert, economista da DIW de Berlim e especialista em energia.
O Ministério do Meio Ambiente já alertou que a Alemanha poderá não cumprir o objetivo de reduzir as emissões em 40% até 2020, em comparação a 1990, se não intensificar seus esforços. Tendo conseguido uma queda de 25% até 2012, o país caminha para não atingir a meta por sete pontos percentuais.
Os objetivos da Alemanha podem ser mais ambiciosos que a meta de 20% da União Europeia, mas os grandes cortes nos primeiros anos foram relativamente fáceis de serem obtidos por causa da reforma das fábricas da era comunista no leste da Alemanha. No ano passado, a Alemanha emitiu 951 milhões de toneladas de gases responsáveis pelo efeito estufa, um aumento de 1,2% ante 2012.
Para os críticos, o poderoso setor automobilístico da Alemanha é outro problema. Os carros menores estão ficando cada vez mais populares pelo mundo, mas isso não está acontecendo na Alemanha.
Segundo um relatório do Conselho Internacional para o Transporte Limpo (ICCT), a Alemanha registrou o segundo maior aumento na produção de veículos de passageiros na UE na última década, perdendo apenas para a Suécia. Além disso, os motoristas alemães dirigem com uma potência no acelerador 13,4% maior do que a média europeia.
O governo também reluta em interferir em um setor tão importante para a economia, que emprega 760 mil pessoas e exporta mais de 4 milhões de veículos por ano – além de doar centenas de milhares de euros aos partidos políticos.
No ano passado, Merkel interferiu para amenizar os planos da União Europeia de tornar os novos automóveis mais econômicos no consumo de combustível. Os novos planos ainda são os mais duros do mundo, mas os fabricantes ganharam mais um ano para alcançar o limite de emissão de 95 gramas de CO2 por quilômetro (g/km) por carro médio.
A Alemanha cortou seu limite de emissões de carros novos em 24% entre 2001 e 2013, mas ainda emitiu 136 g/km de CO2 por veículo no ano passado, acima da média da UE, que foi de 127 g/km, segundo dados do grupo lobista Transport & Environment (T&E) baseados em informações da Agência Ambiental Europeia.
Greg Archer, do T&E, quer que o país implemente um sistema em que os impostos incidentes sobre os automóveis aumentem mais em conformidade com as emissões.
Na Alemanha, a diferença entre a maior e a menor faixa de imposto é de € 92 em quatro anos, em comparação a mais de € 12 mil na Holanda, diz Archer. Isso significa que o imposto sobre um veículo que emite 140 g/km na Holanda é mais que o triplo daquele cobrado na Alemanha.
 Fonte: Reuters, Por Madeline Chambers

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