terça-feira, 8 de abril de 2014

Presidente Dilma Rousseff anuncia 33 aeroportos regionais para Minas

Anúncio foi feito durante assinatura do contrato de concessão de Confins.
Esta é a quarta visita da presidente ao estado neste ano.


Pedro TriginelliDo G1 MG

Dilma Rousseff e ministro Moreira Franco, durante assinatura do contrato de concessão de Confins, na Grande BH (Foto: Roberto Strucker Filho/Presidência da República)Dilma Rousseff e ministro Moreira Franco, na assinatura do
contrato de concessão de Confins, na Grande BH
(Foto: Roberto Strucker Filho/Presidência da República)
A presidente Dilma Rousseff anunciou, na manhã desta segunda-feira (7), queMinas Gerais terá 33 aeroportos regionais. O anúncio feito durante a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A presidente estava acompanhada do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, do diretor da Concessionária do Aeroporto de Confins, Paulo Rangel, do diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, além de outros ministros, deputados federais, estaduais, e os prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, de Confins, Geraldo Gonçalves dos Santos, de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, de Vespasiano, Carlos Murta, de Pedro Leopoldo, Eloísa Helena.
A presidente ressaltou, em seu discurso, que a redistribuição de renda no país, com os programas sociais do governo, elevaram à classe média 42 milhões de pessoas, e tiraram 36 milhões da pobreza. E que este contexto exige uma modernização de serviços antes não acessados por estas parcelas da população, como as viagens aéreas. “Criamos um mercado que demanda serviços e cria todo um processo de necessidades novas. As pessoas que não viajavam de avião no pais, dez anos atrás, hoje viajam”, explicou. “Esse processo de distribuição de renda foi mais rápido do que o processo de melhoria de infraestrutura”, acrescentou a presidente.
Segundo Dilma Rousseff, o país teve, em 2013, 100 milhões de passageiros que desembarcaram nos aeroportos. Só em Confins, o quinto maior terminal do Brasil, esta circulação foi de 10,4 milhões de pessoas. A presidente disse que há 270 projetos de aeroportos regionais planejados ou em processo de execução, em parceira com o Banco do Brasil, para capilarizar a aviação nacional. Destes, 33 terminais estarão em Minas Gerais.
O ministro da Avião Civil, Moreira Franco, disse que agora o passageiro deve ser tratado como cliente. E que este novo processo de administração dos aeroportos nacionais é um esforço do governo para implementar uma nova governança, com ferramentas de gestão modernas e qualificação de pessoas. “É um esforço de trazer o capital privado para junto do capital público”, disse.
Assinatura do contrato de concessão do Aeroporto de Confins (Foto: Pedro Triginelli/G1)Marcelo Guaranys, da Anac (à esq.) e Paulo Rangel,
da BH Airport (à dir.) assinaram o contrato de
concessão de Confins (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Confins
A concessionária BH Airport, por meio do consórcio Aerobrasil, venceu o leilão em novembro de 2013 e vai administrar Confins por 30 anos, com 51% de participação. A Infraero é sócia com 49%, assim como acontece nos terminais do Galeão, no Rio de Janeiro, Viracopos e Guarulhos, em São Paulo, e o de Brasília.
A concessionária, por meio do consórcio Aerobrasil, foi a vencedora do leilão n°01/2013, realizado em 22/11/2013, com a compra no valor de R$ 1,82 bilhão (ágio de 66%), e vai administrar o aeroporto de Confins (RJ) por 30 anos, com 51% de participação. A Infraero é sócia do negócio com 49%, a exemplo do que ocorreu com os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), concedidos em 2012, e com o aeroporto do Galeão (MG), também leiloado em 22/11/2013 e cujo contrato foi assinado no último dia 02/04.
Visitas a Minas Gerais
Esta é a quarta visita de Dilma Rousseff a Minas Gerais neste ano. No dia 26 de fevereiro, a presidente entregou, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 226 máquinas agrícolas para 209 municípios de Minas Gerais. Em 17 de fevereiro, esteve em Governador Valadares, do Vale do Rio Doce, para entregar 92 equipamentos do PAC 2. Na ocasião, ela anunciou a duplicação da BR-381, que liga Belo Horizonte ao Espírito Santo, e é chamada de "rodovia da morte".

No dia 17 de janeiro, a presidente esteve em Belo Horizonte para o anúncio de investimentos de R$ 2,55 bilhões para obras de mobilidade urbana em Minas Gerais . A maior parte para o metrô da capital mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário