segunda-feira, 14 de abril de 2014

Depois de 14 anos, Metrô de Salvador passa por testes


MetrôMuitas pessoas acharam que estavam vendo uma miragem nesta quarta, 9, em Salvador, mas não era. Depois de 14 anos de vai e vêm de obras, e muito dinheiro gasto, a concessionária CCR colocou um trem para testes em um trecho que já está pronto do metrô de Salvador.
A composição passou por testes no trecho entre o Acesso Norte e a Estação da Lap, da linha 1.
Segundo a assessoria de comunicação da CCR Metrô Bahia, responsável pela obra e por operar o sistema nos próximos 30 anos, também foram avaliadas pelos técnicos as medições das estações e dos túneis, visando a eventuais adequações do sistema.
A previsão é que o trecho entre Lapa-Retiro comece a operação assistida no próximo dia 11 de junho. Já a operação comercial deve começar em 15 de setembro, com número restrito de passageiros e sem intervalos regulares entre as viagens. Até lá, outros testes e vistorias serão realizados nos trens, conforme informações fornecidas pela concessionária do sistema. A entrega definitiva está programada para janeiro.
Segundo o diretor-presidente do Grupo CCR, Harald Zwetkoff, cada trem tem capacidade para mil passageiros, mas as primeiras operações irão acontecer com um limite de 500 pessoas.
A tarifa do metrô ficou definida em R$ 3,10. Os usuários poderão pagar R$ 3,90, caso queiram utilizar metrô e ônibus integrados.
Sobre a linha 2, a CCR Metrô Bahia informa que ainda este mes terão início um trabalho de sondagem e estudos do terreno da avenida Luiz Viana Filho (Paralela), onde será erguida uma nova estrutura.
A primeira etapa desta fase tem prazo de entrega fixado em outubro de 2015. Nesse período, será entregue a estação Detran. Seis meses depois, em abril de 2016, está prevista a conclusão das estações Rodoviária, Imbuí e Pituaçu.
Em outubro do mesmo ano, o metrô deve chegar a Mussurunga, Flamboyants e Bairro da Paz. A estação do aeroporto será última a ser entregue. A conclusão está prevista para abril de 2017.
No teste desta quarta, a composição cumpriu trajeto pela via 1 da estrutura, no sentido Lapa, e retornou ao Acesso Norte  utilizando a via 2, na direção inversa. Levava a bordo funcionários e técnicos da CCR Metrô.

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