quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Em Campinas (SP), internautas apontam corredores exclusivos como principal vantagem do Sistema BRT

A principal expectativa dos usuários em relação ao Sistema BRT é de que a circulação dos ônibus em corredores exclusivos melhore a disputa por espaço no trânsito
O novo sistema BRT de Campinas (Foto: Reprodução)
A principal expectativa dos usuários em relação ao Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é de que a circulação dos ônibus em corredores exclusivos melhore a disputa por espaço no trânsito campineiro. Esta foi a opção mais votada em enquete realizada pelo site da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) entre 11 de dezembro de 2012 e 8 de fevereiro de 2013.
Os internautas foram questionados sobre as qualidades do BRT, um sistema de transporte público semelhante ao metrô, mas com ônibus articulados e biarticulados que circularão em corredores exclusivos.
A operação dos ônibus nos corredores exclusivos foi apontada como maior vantagem por 76 munícipes (39,38%). Outros 60 participantes (31,09%) destacaram o pré-pagamento da tarifa nas bilheterias, sem cobranças dentro dos ônibus. Em terceiro lugar, ficou a alternativa “Eficiência, segurança e o conforto das viagens”, com 57 votos (29,53%).
Campinas foi contemplada com R$ 295 milhões, vindos do Governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Mobilidade Urbana), para a implantação do BRT até 2014.
Os corredores deverão transportar cerca de 30 mil passageiros por hora em cada sentido, podendo chegar a 40 mil/hora por sentido nos próximos 30 anos.
No Ouro Verde, serão 14,4 km de corredor exclusivo à esquerda, saindo do Terminal Central (Viaduto Miguel Vicente Cury) e seguindo por João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez e Camucim até o Terminal Vida Nova.
Já o Corredor Campo Grande terá 17,8 km de extensão, passando por Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, leito desativado do antigo VLT e Av. John Boyd Dunlop até o Terminal Itajaí.
Fonte: Portal Novidade

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