quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Governo quer reduzir o número de acidentes de trânsito com crianças



Foto: Rodrigo Nunes/MinCidades
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou na quarta-feira (10/10), durante o lançamento da Campanha Nacional para a Prevenção de Acidentes com Crianças no Trânsito (Paradinha), que as crianças têm um papel importante na conscientização dos pais no trânsito, já que podem influenciá-los.
“A base de tudo é a educação. Estamos focando a campanha nas crianças, que são um instrumento de influência para os pais. Preparando as gerações futuras e fazendo com que elas possam ajudar na mudança de comportamento dos adultos que dirigem. O Paradinha tem o objetivo de preservar vidas. Uma vida não tem preço”, disse Aguinaldo Ribeiro, que falou para cerca de 105 crianças presentes na cerimônia sobre a importância de ser consciente no trânsito.
A campanha envolve três pilares: educação, fiscalização e mobilização. Ela foi criada para conscientizar pais e responsáveis sobre as consequências geradas pela imprudência nas ruas e estradas do país.
O Paradinha marca mais uma etapa da Campanha Permanente do Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. As ações da campanha contam com peças publicitárias para televisão, redes sociais, shoppings, postos de gasolina, pedágios, outdoors, busdoors, vansdoors, entre outros.
“Temos um grande desafio que é evitar a morte de 42 mil brasileiros no trânsito todos os anos. A partir do Parada, vamos reduzir os acidentes não só com a política de governo, mas também com a mobilização da sociedade. Isso é função de todos os brasileiros. Estamos chamando todos vocês, para dizer ao papai e para a mamãe usar o cinto, não falar ao celular e não beber se for dirigir. Você lembra do filme e faz igual: Parou!”, afirmou o ministro.
Ele observou, ainda, que com o passar dos anos e o aumento do número de morte no trânsito, as pessoas perderam a capacidade de sensibilização. “Esse é um compromisso com o país. Nós vamos mudar a situação dos números no trânsito”, destacou.
Livro
Durante a cerimônia, os pilotos de kart da categoria júnior, Pedro Cardoso, Gustavo Moura e Nathan Brito, assinaram o livro de adesão ao Parada. Pedro Cardoso, representante do próximo Campeonato Brasileiro de Kart, deixou uma mensagem para as crianças presentes: “Precisamos seguir regras. Usar o cinto, ultrapassar corretamente, respeitar o próximo e não falar ao celular. Ninguém pode se arriscar e se machucar. Na pista de kart eu posso correr, coisa que na rua eu não posso”, disse.
Os pais dos pilotos aproveitaram a oportunidade para também aderirem ao Parada. Há mais de dez anos na Stock Car, o piloto Valdeno Brito, pai de Nathan Brito, parabenizou a iniciativa.
“A gente que lida com velocidade sabe o perigo. Nós estamos preparados, mas na rua é diferente. Esta campanha é importantíssima. A partir dela, as crianças conversarão com os pais. Isso com certeza trás inúmeros resultados e benefícios para redução de acidentes”, opinou o piloto.
Fonte: Ministério das Cidades, Por Taís Calado

Nenhum comentário:

Postar um comentário